17 mar, 2023

Por Márcia Cardoso

LEARNING AGILITY: O que é isso?

Finalmente, após uma pausa, de volta ao jogo rs….

Esses dias, deparei-me com a expressão learning agility (agilidade na aprendizagem). Mas o que seria isso? Temos que correr ainda mais para aprender agora? Estamos fazendo pouco?

Pesquisando sobre, encontrei algumas definições:

“Uma mentalidade e um conjunto correspondente de práticas que permitem que os líderes desenvolvam, cresçam e utilizem continuamente novas estratégias que os equiparão para os problemas cada vez mais complexos que enfrentam em suas organizações.” (J.P. Flaum e Becky Winkler)

“A velocidade com que uma pessoa desenvolve novas competências e experiências no trabalho.” (GPTW)

“A capacidade de aprender a partir de novas experiências, adquirindo habilidades com agilidade e eficácia para aplicá-las em novas ou mais complexas situações.” (MicroPower)

Com esses e outros conceitos e mais alguns conteúdos extras, verifiquei que esse tema é mais uma consequência do mundo em constante evolução que faz com que nossas atividades diárias se tornem complexas, com as respostas de hoje não servindo mais para as respostas de amanhã. E para dar conta disso, é que entra a agilidade de aprendizagem.

Entendi que learning agility é a mentalidade para aprender, o quanto antes, novas habilidades de forma consciente e contínua. Aqui o desenvolvimento chega pela experiência e como um propósito, pois visa adquirir conhecimento pela superação de desafios complexos, alcançando novos patamares, mesmo diante das mudanças.

Isso é possível quando nós nos abrimos a:
1. APRENDER novas experiências para a vida toda, ou seja, a busca constante pelo desconhecido;
2. DESAPRENDER comportamentos que atrapalham nossa evolução;
3. REAPRENDER com facilidade.

Respondendo às questões iniciais, learning agility é mais que “aprender rápido”, mas estar em constante reinvenção. O sentido da agilidade está em acompanhar a velocidade das mudanças atuais. Aquele que faz isso tem uma predisposição para grandes resultados.

Algumas dicas para desenvolver essa percepção:
. NÃO ESPERE o tempo abrir, DANCE na chuva.
. OLHE suas experiências passadas procurando lições para aplicá-las na vida atual.
. Mediante aos desafios, NÃO PARALISE diante da incerteza e dos riscos que os acompanham.
. CULTIVE relações honestas, maduras e eficientes com todos, ESTEJA ABERTO aos feedbacks e às diferentes opiniões, buscando ativamente pela CRÍTICA CONSTRUTIVA.
. DESAPEGUE de suas próprias ideias em favor de soluções melhores.
. BUSQUE experiências! TROQUE ideias com grupos diferentes do seu e TESTE novas ferramentas.

Vamos iniciar o ano com essa nova mentalidade? Então mãos à obra, só temos a ganhar!

Até a próxima!