24 ago, 2023
Por Angela Vega
O que podemos aprender com as qualidades planetárias?
Contemplar o vasto céu estrelado sempre exerceu um encanto profundo sobre os seres humanos. O astrônomo norte-americano Carl Sagan afirmava que nós, como seres humanos, juntamente com os demais habitantes da Terra, o próprio planeta e todo o sistema solar, somos formados a partir de partículas das estrelas.
Para a Antroposofia, essa aproximação do macrocosmo (universo) com o microcosmo (ser humano) acontece no terceiro setênio (dos 14 aos 21 anos), com o nascimento do corpo astral que, como o nome já diz, está relacionado aos astros. São manifestadas as chamadas qualidades planetárias ou atitudes anímicas (anímicas, “da alma”), representadas pelos sete “planetas”, a saber: Saturno, Lua, Júpiter, Mercúrio, Marte, Vênus e Sol. Mesmo que o Sol e a Lua não sejam considerados planetas pela astronomia, suas qualidades fazem parte dessa visão oferecida pela Antroposofia.
Cada qualidade possui uma “marca” própria, com suas características e se apresentam em nossas formas de pensar, sentir e agir. Algumas delas serão mais predominantes do que outras e, diferente dos quatro temperamentos (melancólico, sanguíneo, colérico e fleumático), as qualidades planetárias podem ser desenvolvidas ao longo da vida.
Os tipos que representam cada qualidade também podem ser relacionados às profissões, oferecendo insights e indicando caminhos para o desenvolvimento. Como identificar cada qualidade planetária?
O tipo saturnino é caracterizado por sua minúcia, persistência e memória apurada. Apresenta uma abordagem investigativa e tende a mergulhar nas profundezas das questões, buscando a essência Suas características se encaixam em profissões como historiador, filósofo, teólogo e arqueólogo.
O tipo lunar é retratado como um sonhador que reflete o ambiente circundante, possuindo uma memória fotográfica e uma conexão íntima com a natureza e a nutrição. Carreiras típicas incluem bibliotecário, arquivista, colecionador de arte, jardineiro, chef, nutricionista e agricultor.
O tipo jupiteriano é distinguido por sua visão global, capacidade de sintetizar informações e compreender o todo de maneira eficaz. Por isso, se encaixa bem em funções de liderança, como empresário, sacerdote, filósofo ou juiz.
O tipo mercurial, caracterizado por viver intensamente o presente, demonstra flexibilidade e adaptabilidade. São indivíduos curiosos, ávidos por conhecimento, criativos, hábeis na argumentação e com memória apurada para detalhes. Podem ser encontrados em profissões como comerciante, guia turístico, médico, mediador, comunicador e detetive.
No tipo marciano, sobressai o espírito empreendedor e criativo, capaz de transformar ideias em realidade. Encontram satisfação em concretizar objetivos e enfrentar desafios. Por isso, esse perfil se destaca em carreiras como empreendedor, orador, político, construtor e engenheiro.
O tipo venusiano distingue-se por sua apreciação pela estética refinada e pela busca da beleza. São imaginativos e criativos, demonstrando calor humano e empatia, com uma notável capacidade de compaixão. Carreiras típicas para esse perfil incluem enfermeiro, psicólogo, decorador, comissário de bordo e garçom.
O tipo solar é marcado pela harmonização das outras seis qualidades planetárias, utilizando-as de forma criativa. Possui um coração generoso e um forte senso de justiça. Tem a capacidade de sintetizar várias perspectivas, incorporando o que os outros têm a oferecer. É altruísta, generoso, caloroso e deposita confiança nas pessoas.
Após a leitura das características dos tipos, revisite o seu terceiro setênio (entre 14 e 21 anos), qual a qualidade anímica planetária que mais estava presente? Com qual delas você mais se identificava? Sua escolha de profissão foi influenciada por essa qualidade? Quais qualidades estão mais presentes em você hoje?
Para saber mais:
. Burkhard, Gudrun. Tomar a vida nas próprias mãos: como trabalhar na própria biografia o conhecimento das leis gerais do desenvolvimento humano. São Paulo: Antroposófica. 2000.
. Justo, Angélica A. As qualidades anímicas planetárias. São Paulo: Antroposófica. 2021.
. Coletânea Aconselhamento Biográfico: o que é, para quem e como acontece. 2023. São Paulo: Reality Books. 2023
. Imagem: Ajay kumar Singh por Pixabay