20 out, 2023
Por Maria Helena Carneiro
Como lidar com um dia difícil no trabalho?
Se você teve um dia difícil no trabalho por um conflito ou um episódio desagradável, minha 1ª sugestão é para se afastar da situação e acalmar a mente, as emoções e os sentimentos internos. Serenar, respirar e/ou meditar.
Muitas vezes ficamos com a cabeça em looping, revivendo a situação, pensando e amplificando sentimentos negativos. Desfocar do problema é sempre uma boa estratégia.
Faça algo que ajude a parar de pensar. Desviar a atenção do problema, ouvir música, malhar, correr, caminhar ou dançar.
Fazer algo lúdico para distrair, como pintar, jogar ou tocar um instrumento. Para mim, funciona brincar com pets (meus gatinhos me desviam dos problemas e me acalmo).
Também gosto de pintar livros de colorir. São perfeitas ferramentas antiestresse e ainda resgato minha infância.
Assistir a um filme. Tomar um bom banho, acender velas aromáticas, criar um ambiente aconchegante e comer algo gostoso sentindo o momento presente.
Depois de aquietar a mente e a explosão interna de emoções e sentimentos, penso que é fundamental refletir sobre as situações que tornaram o dia difícil.
Qual a sua contribuição? O que eu posso fazer hoje para deixar seu “eu” de amanhã ser melhor do que o de hoje?
Já pensou em modificar o padrão mental? Você vai precisar querer de fato e treinar.
Nossos hábitos de pensamentos ou comportamentos influenciam nosso cérebro para o bem ou para o mal. Trocar hábitos negativos por perspectivas positivas das situações ajuda a enxergar mudanças, conflitos ou coisas que deram errado como oportunidades, possibilidades de aprendizado e crescimento. Assim, reduzimos o estresse.
Sentir gratidão é uma das maneiras mais rápidas de interromper o estresse. O nosso cérebro não tem como sentir gratidão e estresse ao mesmo tempo.
Reparou que até agora eu só falei dos movimentos internos que nós devemos observar e acionar para lidar com um dia ruim? Que recursos você usa? Compartilhe comigo.
No próximo post, vou trazer outras formas de lidar com esses momentos. Não perca!
Fonte: linkedin.com/mhelenacarneiro