05 jul, 2024

Por Angela Vega

Lua: o que podemos aprender com essa qualidade planetária?

Na visão antroposófica, as qualidades planetárias ou atitudes anímicas (“da alma”), se manifestam no terceiro setênio (dos 14 aos 21 anos), sendo representadas pelos sete “planetas”, a saber: Saturno, Lua, Júpiter, Mercúrio, Marte, Vênus e Sol. Mesmo que o Sol e a Lua não sejam considerados planetas, suas qualidades estão incluídas. Em textos anteriores, já apresentamos Vênus, Marte, Mercúrio e Júpiter. Vamos retomar, destacando a qualidade lunar.

A qualidade lunar está relacionada à cerejeira (árvore), à cor violeta, ao arroz (cereal), à prata (metal) e aos órgãos da reprodução.

Pensando na presença dos planetas em nosso dia a dia, podemos observar que no idioma inglês, a palavra usada para a segunda-feira é “Monday”, sendo uma referência ao Dia da Lua, originária do latim “Dies Lunae”. Em espanhol, também temos essa referência com a palavra “Lunes”, e no francês, com “Lundi”.

Considerando que as qualidades planetárias podem ser desenvolvidas ao longo da vida, o que podemos aprender com a qualidade lunar?

Uma pessoa com qualidade lunar pode ser retratada como uma sonhadora que reflete o ambiente ao seu redor, possui memória fotográfica e estabelece uma relação forte com a natureza, gostando de colecionar itens dela. A conexão com a família e a ancestralidade é importante. Une o presente ao passado. O acolhimento está presente, mas existe a dificuldade em se aprofundar nas relações. Organiza, ordena e arquiva. Gosta de rotina e de ritmo (a lua se apresenta em fases e influencia as marés). Pode assumir uma atitude materna e protetora, gostando de zelar pela alimentação.

Carreiras típicas relacionadas à qualidade lunar incluem bibliotecário, arquivista, colecionador de arte, jardineiro, chef, nutricionista, agricultor e trabalho em creches. Essas ocupações estão relacionadas à preservação do passado, por meio da organização e preservação de registros, manutenção de acervos artísticos, cuidados com o meio ambiente e produção de alimentos saudáveis.

Como exercitar a qualidade lunar? A seguir, sugiro alguns exemplos, como estímulo, para que você encontre o mais adequado para seu momento e sua vida:

– Manter (criar) ritmos na sua vida diária;
– Preservar o passado: organize fotos, escreva suas memórias;
– Organizar seus livros, seus materiais;
– Questionar, em vez de somente repetir;
– Nutrir: cozinhar ou cultivar uma amizade;
– Cuidar de um jardim (ou de um vaso): plantar e acompanhar o desenvolvimento da planta (ritmos).

Referências:
Justo, Angélica A. As qualidades anímicas planetárias. São Paulo: Antroposófica. 2021.
Coletânea Aconselhamento Biográfico: o que é, para quem e como acontece. São Paulo: Reality Books. 2023.
O que podemos aprender com as qualidades planetárias? Clique aqui
Imagem de 🌼Christel🌼 por Pixabay