16 dez, 2020
Por Isabel Clara
Guia básico do personal branding: comece já!
Ter uma marca pessoal forte, consistente e sustentável não é uma tarefa fácil. Requer tempo, dedicação e, principalmente trabalho duro. Ter um profissional especializado – um personal brander – ao seu lado pode ser uma excelente opção, entretanto, existem etapas que mesmo individualmente podemos – e devemos! – começar a nos conscientizar ou mesmo começar a agir estrategicamente em favor delas.
Para ajudar nessa jornada, listo aqui alguns princípios que devem ser priorizados no desenvolvimento e no gerenciamento de uma marca pessoal. Ao refletir e/ou fazer pequenos ajustes na forma de conduzi-los – um ou todos! – carreira e negócios podem evoluir a novos níveis.
Reconheça sua especialidade
Marca pessoal está relacionada diretamente a uma promessa de valor. Isso quer dizer, que quando alguém refere-se a você, esta pessoa deve saber exatamente o que esperar, ou seja, o que você faz, que tipo de serviço ou de produto você entrega; qual sua característica, sua habilidade, sua melhor competência.
Trata-se em muitos casos de um acordo tácito, silencioso, mas que precisa ser muito claro para quem ‘contrata’ você’. Sendo assim, não poupe esforços para reconhecer no que você é muito bom, o que você adora fazer e especialize-se nisso. Estude, aprimore-se constantemente e promova seu talento da melhor forma. Não deixe dúvida entre seu público – potenciais clientes e parceiros de negócios – quem é você, qual a sua área de atuação e por que te escolher será mais vantajoso.
Identifique seu público
A especialização é o grande trunfo de uma marca pessoal. Sem ela, e sem promovê-la precisamente, dificilmente você consegue desenvolver uma marca pessoal efetiva e de valor. Nesta especialização você atua em outra esfera muito importante na solidificação da sua marca pessoal: a determinação do público. É com este segundo passo que você vai restringir ainda mais a sua mensagem e, com isso, torna-la mais eficiente.
Neste sentido, quanto mais especialista você for e mais especificar seu público, mais ele verá valor no que você oferece e por isso, o qualificará e o diferenciará das outras opções. Além disso, ao identificar seu público uma série de elementos da sua comunicação também poderão ser definidos: da linguagem a identidade visual.
Defina seu posicionamento
Além de saber exatamente o que você faz e pra quem você faz, é preciso que sua marca pessoal tenha um posicionamento bem definido. É como se você a dotasse de uma ‘personalidade’ por meio de ações planejadas, seja on-line ou off-line, que vão fazer seu público criar uma imagem, uma posição sobre você em sua mente. Entendeu?
Essas ‘ações planejadas’ as quais refiro-me são a forma como você se comunica nas redes sociais, em um evento, com colegas de profissão e de trabalho; pode ser como você oferta e entrega seu serviço, como você contribui com seu mercado, com sua sociedade como você lida com as pessoas próximas a você.
Mantenha uma rede de relacionamento
Nem adianta você fazer as lições anteriores e esquecer que sozinho você não vai a lugar nenhum. No personal branding gerenciar sua rede de relacionamento de forma inteligente e generosa é tão importante quanto cuidar e promover suas próprias habilidades e competências. E aqui não cabe apenas ir aos eventos do seu segmento, da sua empresa, trocar cartões… conhecer novas pessoas nas redes sociais, curtir e comentar fotos e posts. É preciso ir além! Contribuir quando necessário, gerar novas conexões, indicar quando possível e ‘desvirtualizar’ sempre!
O universo sempre conspira a favor de marcas pessoais que contribuem com outras marcas pessoais. Acredite!
Um beijo e brand-se já!