16 dez, 2020

Por Isabel Clara

Reputação: sua marca pessoal está a um clique.

Reputação, diferentemente de imagem, é algo que é construída dia após dia.  Trata-se do resultado mais consistente e sólido da percepção que você gera entre todos os seus públicos, em todas as suas interações. Neste sentido, tudo que representa você vai contribuir: seu comportamento, a forma como você lida com as pessoas ou com uma situação, sua aparência e sua forma de comunicar.

Com o advento da internet e posteriormente das redes sociais, a busca pela boa reputação alcança outro nível e por isso, tudo o que você fizer pela rede também vai pesar lá na frente.

Vamos a alguns cuidados especiais.

O que você transmite por meio de suas fotos de perfil?

Em muitos casos, o primeiro contato que você tem com seu público (de novo: pessoal ou profissional) é por meio de sua foto de perfil nas redes sociais. Ela será responsável pela impressão que as pessoas terão de você e, por isso mesmo, precisa convencer de imediato, transmitir credibilidade, ser agradável aos olhos de quem vê.

Escolha uma foto nítida, que represente seu lifestyle (sem exageros!) e esteja de acordo com seus objetivos. Evite poses ou elementos que confundam a conexão entre você e seu publico e de preferência use a mesma foto em todos os perfis. Ela dá unidade à sua imagem e facilita seu reconhecimento.

Presença digital: onde você está?

A internet é um mar de infinitas possibilidades para quem a usa como ferramenta na gestão de sua marca e essa é uma das razões pelas quais você precisa observar os melhores canais digitais para estar presente.

Um bom começo para guiar sua decisão é entender quem é seu público (clientes, fornecedores, parceiros e multiplicadores), onde ele está na internet e como você quer posicionar-se junto a ele. Com essas respostas, selecionar os canais fica mais fácil: redes sociais, blog ou plataformas de vídeos e podcast.

A partir de suas escolhas, é hora de começar a gerar confiança por meio de suas interações.

Seu conteúdo diz muito sobre você

O que você publica nas redes tem que refletir quem você é, o que você faz e os valores que conduzem sua vida.  Tudo isso pensando que aquela plataforma é um grande alavancador de oportunidades para sua carreira, o que exige atenção: nada de posts com reclamações, opiniões religiosas ou políticas que possam soar agressivas, frases preconceituosas ou algo do gênero. Sinceridade e  transparência  são qualidades de uma marca pessoal forte, mas nem tudo precisa ser dito, sob o risco de você parecer agressivo e espantar as pessoas.

Por outro lado, se você decidiu publicar momentos de sua vida (caso você tenha optado por ter apenas um perfil), seu lifestyle, fique atento também a como alinhar as imagens de sua vida pessoal aos seus objetivos profissionais.  Não exagere!

Seja criativo e crie conteúdos importantes para sua rede, que promova seu propósito, que contribuam com seu objetivo profissional e com seu posicionamento.

Conexão, interação e compartilhamento

Redes sociais só são de fato úteis se cumprirem seu objetivo: gerar novas conexões, interação uns com os outros e compartilhar ideias. Por que estar simplesmente presente não é mais um diferencial, mas a forma como você lida com elas, isso sim, fará de você especial, refletindo na sua reputação.

Esteja sempre aberto a novas conexões. Lembre-se que a rede é capaz de unir você a pessoas que podem virar futuros fornecedores, parceiros ou clientes. E, por fim, jamais caia na armadilha de virar um ‘stalker’ e ficar só olhando o feed de suas conexões sem fazer nenhum movimento. Curta, comente, responda na medida do possível, a todos os comentários. Você não gosta quando fazem isso? Pois bem, os outros também…

Coerência

Coerência, juntamente com a clareza e constância, são o ‘c’s que compõem uma marca pessoal crível. Jamais apresente na internet uma vida que não é a sua, que você não vai sustentar para sempre.

Não adianta defender causas importantes nas redes sociais, ter um comportamento invejável e se mostrar uma autoridade no seu campo de trabalho se não é isso que as pessoas verão se houver a chance de conhecer o profissional na vida off-line.

A credibilidade é o grande trunfo para sua reputação e, ainda, o último degrau antes de negócios e oportunidades se concretizarem. Afinal, as pessoas se relacionam, pessoal e profissionalmente, com quem confiam.

Brand-se já! E até a próxima!