16 dez, 2020
Por Frederico Müller
Podemos nos prevenir contra o câncer?
Para que possamos responder essa pergunta, devemos primeiramente entender alguns conceitos: o que é o câncer, a importância desta doença nos tempos modernos, fatores causais e medidas para sua prevenção. Isso é o que veremos a partir de agora nessa Sessão do Blog da Eduvir que estamos chamando de Previna o Câncer!
Neste primeiro post não discutiremos sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado, deixaremos esse assunto para outro momento.
Câncer é o nome dado ao crescimento desordenado das células que podem invadir órgãos e tecidos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo. Atualmente o câncer é um problema de saúde pública mundial e sua incidência cresceu 20% na última década. No Brasil, é a segunda causa de mortes por doença, atrás apenas dos problemas cardiovasculares. Para 2030, a expectativa, em todo o mundo, é de 21,4 milhões de novos casos e 13,2 milhões de óbitos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Esses dados mostram a importância do tema e a necessidade crescente de uma política visando à informação da população quanto à prevenção e diagnóstico precoce com o intuito de aumentar as chances de sucesso do tratamento.
As causas do câncer podem ser externas (ligadas ao meio ambiente em que vivemos e aos hábitos de vida do indivíduo), internas (relacionadas às alterações genéticas pré-determinadas) ou a união dos dois fatores. O que muitas pessoas desconhecem é que as causas externas correspondem por cerca de 80-90% das causas de câncer. São raros os casos de câncer relacionados exclusivamente a fatores hereditários, familiares e étnicos.
Neste post vamos nos concentrar apenas nas causas externas, que na prática se forem evitadas, podem reduzir a probabilidade de um indivíduo desenvolver câncer ao longo de sua vida. Alguns fatores de risco são conhecidos por grande parte da população: tabagismo, sedentarismo, hábitos alimentares não adequados, obesidade, abuso na ingestão alcoólica, hábitos sexuais, hábitos ocupacionais, radiação solar entre outros.
O tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo responsável pelo desenvolvimento de diversas doenças, incluindo o câncer. O tabagismo não prejudica somente a saúde do fumante, mas também daqueles que o cercam (fumantes passivos), aumentando o risco de câncer de pulmão, infarto agudo do miocárdio e doenças respiratórias. Atualmente existem recursos medicamentosos que aliados à profissionais e/ou centros especializados podem auxiliar bastante os indivíduos que desejam parar de fumar.
A prática de atividade física regular, após liberação de seu médico, além de auxiliar no controle do peso e saúde cardiovascular ajuda na prevenção do câncer. Devemos tentar trocar o tempo que passamos em frente a televisão ou jogando vídeo game por atividades simples e saudáveis, como: utilizar as escadas ao invés do elevador, passear com o cachorro, ir de bicicleta para o trabalho, brincar com seu filho ou apenas uma caminhada de 30 minutos diariamente.
A alimentação e nutrição inadequadas são consideradas como a segunda causa de câncer que pode ser prevenida. Segundo dados do INCA são responsáveis por até 20% dos casos de câncer nos países em desenvolvimento, como o Brasil, e por aproximadamente 35% das mortes pela doença. Devemos manter uma alimentação rica em frutas, legumes, cereais integrais e verduras. Certos alimentos contêm agentes potencialmente cancerígenos na composição e devem ser evitados. É o caso das carnes processadas, defumadas, curadas ou salgadas (carne de sol, por exemplo) e embutidos, como salsicha, linguiça, mortadela e salame. Adotar uma dieta equilibrada associado à ingestão adequada de água faz toda a diferença na saúde do indivíduo.
Nos próximos posts discutiremos sobre a relação de outros fatores como a radiação solar, hábitos sexuais e ocupacionais no desenvolvimento do câncer e medidas para prevenção.
Respondendo a pergunta inicial, podemos concluir que grande parte das neoplasias podem ser evitadas com a implementação de medidas simples no nosso cotidiano. Priorizar uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras e legumes associado à atividade física regular, combate a obesidade, interrupção do tabagismo, redução da exposição aos raios ultravioleta entre outras são medidas que em primeira análise só dependem de nós mesmos. Adotar um estilo de vida saudável aliado ao conhecimento das decisões a serem tomadas para evitar ou reduzir a exposição à fatores de risco, é a principal maneira de se prevenir contra o câncer.
E então? Esse conteúdo ajudou você? Fique à vontade para postar comentários, dúvidas, terei um enorme prazer em responder.