16 dez, 2020
Por Denise Barcelos
Mitos e verdades
Gosto muito de esclarecer os mitos e ressaltar as verdades, porque na minha área inúmeros são os erros cometidos por falta de informação. Quem não adora um banho quente no final do dia? E quem já não ouviu falar que banho quente deixa a pele flácida? Eu não sou adepta do banho gelado, mas gosto de uma última chuveirada com água gelada.
Banhos quentes apenas ressecam a pele, mas esta questão pode ser resolvida com óleos de banho e com hidratação caprichada após o banho, com o corpo ainda meio úmido, o que aumenta a penetração dos cremes.
A flacidez é um processo gradativo e diário e esta muito mais relacionado aos nutrientes ingeridos, cigarro, álcool e sol.
Os banhos frios tem a vantagem de não ressecarem a pele, mas também não dispensam a hidratação. Esta sim deve ser constante, com produtos que contenham substancias emolientes, livres de parabenos e de preferência sem muito perfume. Eu, particularmente, recomendo sempre algum que tenha na sua formula alfa-hidroxiácidos ou substâncias como ácido glicólico porque são importantes, não só para hidratação como também para renovação das células mortas da pele.
Portanto não é a temperatura da água que determina o tônus da sua pele. Os banhos quentinhos no inverno ou verão estão liberados desde que se tenham cuidados e preocupação com a hidratação.