02 set, 2021

Por Gilda Palhares

A Sessão Vai Começar – 37 segundos

Em 2017, falamos de resiliência com o filme A Promessa. Em tempos turbulentos, abordar este tema pode nos ajudar a viver as mudanças com mais serenidade. Assisti o excelente filme japonês 37 segundos que conta a história de uma jovem com paralisia cerebral. É comovente o autodespertar da personagem, aspirante a artista de mangá, na Tóquio dos dias atuais. Sua busca por um ideal de vida transcende às dificuldades encontradas.

Lembrei deste filme no momento em que escutava o podcast TED Talks Daily, da Dra. Lucy Hone. Pesquisadora em resiliência e diretora do Instituto de Bem-estar e Resiliência da Nova Zelândia, ela compartilha no áudio três estratégias para desenvolver a capacidade de: desafiar as adversidades, superar lutas e encarar o que quer que aconteça. São elas:

Primeira: as pessoas resilientes entendem que situações complexas acontecem. Que o sofrimento faz parte de toda existência humana, e saber disso impede o sentimento de discriminação quando os tempos difíceis chegam.

Segunda: pessoas resilientes são capazes de focar no que realmente é importante. Elas têm o hábito de avaliar as situações de forma realista, se concentrar nas coisas que podem controlar e, de alguma forma, aceitar as coisas que não possuem controle. Descobrem maneiras de se sintonizar com a positividade. Prestar atenção no que é positivo é uma habilidade vital e que pode ser aprendida com a resiliência.

Terceira: pessoas resilientes se perguntam: “o que faço está me ajudando ou me prejudicando?” Isto nos faz voltar ao controle, possibilitando tomadas de decisões mais adequadas.

Para Hone, pensar nas táticas acima não é fácil e também não remove toda a dor. Ela comprovou que, após a perda da filha adolescente num acidente de carro, a utilização dessas estratégias realmente ajuda.

Voltando ao filme 37 segundos, a protagonista adota as três táticas mencionadas, triunfando sobre a deficiência e celebrando o milagre da vida cotidiana.

Um ponto interessante sobre o filme: a história de Yuma poderia ter sido bem previsível. Entretanto, uma guinada inesperada ocorre quando segredos são revelados, inclusive a razão que originou o nome do longa!

Despertei sua curiosidade? Corra e assista 37 segundos!

 

Fonte: filme 37 segundos (Netflix), TED Talks Daily: “3 Secrets of Resilient people” Lucy Hone (Spotify).