04 nov, 2021

Por Angela Vega

Autoconhecimento para mudar – Fase Mergulho

Após a fase de Preparação descrita no post anterior, seguimos para a fase Mergulho, lembrando que estamos abordando a jornada de transformação em 5 fases, a saber: Preparação, Mergulho, Respiração, Criação e Novo Começo.

Na fase Mergulho, você vai encontrar seus potenciais, identificando pedras preciosas e pérolas.

Durante a mudança, decisões precisarão ser tomadas e será importante (re)conhecer o que nos move interiormente. O conjunto Propósito e Valores será uma bússola para guiar você, esclarecendo o que é importante e ajudando a definir o foco.

O Propósito e os Valores são descobertos, revelados. Para começar a escrever seu propósito, você pode usar a fórmula proposta por Simon Sinek, agregando a sua “contribuição” com o “impacto”. Ficaria assim:

_______________________ DE MODO QUE ______________________.

Você poderá melhorar a sua declaração de propósito ao longo do tempo. Posso sugerir um exercício de escrever por 5 minutos ininterruptamente (sem parar, coloque um temporizador) a sua declaração de Propósito, a partir do que você identificou (contribuição e impacto).

Em relação aos Valores, existem várias listas em sites na Internet que podem ser usadas como base para você identificar os seus. Quando vivenciamos nossos Valores, experimentamos uma sensação de realização.

A seguir, destaco alguns valores da lista compilada por Brené Brown:

Alegria, Ambição, Amor, Amor-próprio, Aprendizado, Autenticidade, Beleza, Bem-estar, Bondade, Compaixão, Comunidade, Conhecimento, Contribuição, Coragem, Cuidado, Curiosidade, Dignidade, Diversidade, Eficiência, Equidade, Esperança, Espiritualidade, Excelência, Família, Fazer a diferença, Fé, Generosidade, Gerações futuras, Gratidão, Harmonia, Honestidade, Humildade, Igualdade, Independência, Inclusão, Integridade, Intuição, Justiça, Lazer, Lealdade, Legado, Liberdade, Natureza, Ordem, Orgulho, Otimismo, Paciência, Perdão, Perseverança, Pertencimento, Poder, Realização, Reconhecimento, Respeito, Responsabilidade, Sabedoria, Satisfação, Saúde, Segurança, Ser o Melhor, Serenidade, Serviço, Simplicidade, Sucesso, Tempo, Tradição, Transparência, Verdade, Visão, Vulnerabilidade.

Na fase Mergulho, uma fonte de descoberta dos seus potenciais pode ser encontrada na sua história de vida, a partir dos conhecimentos da Biografia Humana (para mais detalhes sobre esse tema, sugiro dar uma olhada no post “Jornada Biográfica: autoconhecimento”).

Pesquise os temas a seguir nos seus setênios (0 a 7 anos, 7 a 14 anos, 14 a 28 anos, 28 a 35 anos, 35 a 42 anos, 42 a 49 anos, 49 a 56 anos, 56 a 63 anos): Locais, Doenças, Relacionamentos (pessoas e encontros), Atividades preferidas, Ideologias e religiões, Potencialidades e talentos, Intenções não realizadas, Tema principal, Aprendizados.

O que você aprendeu ao olhar a sua história de vida?

Após o encontro com seu Propósito e Valores e tendo descoberto seus potenciais (pedras preciosas e pérolas), chegou o momento de respirar.

A fase Respiração será apresentada no próximo post. Te espero lá!

 

Referências:
. Autoconhecimento para Mudar – Fase Preparação: https://eduvir.com.br/novo/2021/09/30/autoconhecimento-para-mudar-fase-preparacao/
. Autoconhecimento e o Copo Meio Cheio: https://eduvir.com.br/novo/2021/08/09/autoconhecimento-e-o-copo-meio-cheio/
. Jornada Biográfica: autoconhecimento: https://eduvir.com.br/novo/2020/12/20/jornada-biografica-autoconhecimento/

Livros:
. Encontre o seu Porquê – Um guia prático para descobrir o seu propósito e o de sua equipe. Simon Sinek. Editora Sextante.
. A coragem para liderar: trabalho duro, conversas difíceis, corações plenos. Brené Brown. Editora Best Seller

Imagem de Tumisu por Pixabay