26 abr, 2022

Por Angela Vega

Os Dez Componentes do TE: Tranquilidade e Sentimentos

No artigo anterior, apresentamos os componentes atenção e igualdade do Thinking Environment (TE) e, continuando nossa exploração, trataremos de mais dois componentes: tranquilidade e sentimentos.

Qual a importância da tranquilidade? Ao estarmos tranquilos/as podemos aguardar o pensamento do outro fluir, sem interromper ou completar as frases. Segundo Nancy Kline, não importa se você já sabe o que alguém está prestes a dizer, antes de ter concluído a frase; o que importa é o que acontece com a pessoa por ela dizer isso. Quando a outra pessoa tem a oportunidade de completar seu pensamento, diferentes conexões podem se estabelecer em sua mente. Além disso, a pessoa não será direcionada pelas palavras de quem completou sua frase ou seu pensamento. Podemos nos surpreender quando a pessoa diz algo completamente diferente do que esperávamos. Basta aguardar, exercitando a tranquilidade.

No TE, a descrição do componente “tranquilidade” fala de “descartar a urgência interna”. Todas as demandas que pulsam em nossa cabeça precisam ser suspensas para que possamos oferecer tranquilidade a quem está expressando seu pensamento.

Escolhi juntar esses dois componentes porque entendo que dar espaço para a manifestação de sentimentos exige a presença da tranquilidade para aguardar que o ciclo de expressão da emoção comece e termine. Pode ser choro, riso  ou raiva…. Nancy Kline diz que é necessário que a expressão dos sentimentos aconteça para que se restabeleça o pensar. Podemos dizer que o choro limpa os pensamentos e, pude observar esse processo em alguns clientes que, após passar pelo ciclo, expressaram pensamentos claros e objetivos.

Outra experiência pessoal com o componente pensamentos aconteceu durante a facilitação de um workshop para desenvolvimento de uma equipe. Estávamos sentados em formato de círculo e um dos participantes que estava falando se emocionou e a voz embargou. Imediatamente, o participante ao seu lado deu um tapinha nas costas dele. Ao ver essa manifestação, pedi que aguardássemos a completa expressão do participante. O choro ou o riso são como frases que precisam “completar” sua onda. E foi exatamente o que vi acontecer: após alguns instantes, o participante retomou sua fala, de maneira firme e completou o que estava dizendo.

Por não estarmos acostumados ou nos sentirmos desconfortáveis, tendemos a consolar a pessoa ou tentar acelerar o processo, interrompendo a expressão da emoção presente.

A descrição do componente “sentimentos” no TE é “acolher a liberação de emoção”.

Exercitando a tranquilidade, estaremos preparados para lidar com os sentimentos que surgirem durante a comunicação. Podemos ainda dizer que a paciência está diretamente conectada com a tranquilidade.

Como você se sente quando as pessoas expressam as emoções delas?

 

Referências
. https://www.timetothink.com
. Nancy Kline. The Promise That Changes Everything: I Won’t Interrupt You. 2020
https://www.amazon.com.br/Promise-That-Changes-Everything-Interrupt/dp/0241423511
. https://eduvir.com.br/novo/2022/03/29/os-dez-componentes-do-te-atencao-e-igualdade/ 
. Imagem: Gerd Altmann por Pixabay