19 set, 2022

Por Angela Vega

Os Dez Componentes do TE: Perguntas Incisivas

“A resposta é sempre um trecho do caminho que está atrás de você. Só uma pergunta pode apontar o caminho para a frente.” (Jostein Gaarder)

 

Chegamos ao nono componente em nosso caminho percorrido pelo Thinking Environment (TE): Perguntas Incisivas.

Ao longo do tempo, vamos incorporando crenças à medida que passamos por diferentes experiências; além daquelas que são absorvidas da família, da escola e da sociedade em que vivemos.

Essas crenças e pressupostos que, em algum momento da nossa história, foram úteis e que podem ter servido de proteção (contra a tristeza, a decepção, a frustração) vão se tornando dispensáveis e, ao impedir a realização de nossos sonhos e objetivos, formam verdadeiros bloqueios em nosso desenvolvimento.

Como as crenças estão submersas em nosso inconsciente, tomamos decisões baseadas nos pressupostos, sem nos darmos conta. Restringimos nosso potencial, nossa realização, nossa liberdade. “Sempre foi assim, eu sou assim mesmo”. Podemos nos lembrar da chamada Síndrome de Gabriela, que é uma referência à música “Modinha para Gabriela”, de Dorival Caymmi, imortalizada na voz de Gal Costa, e que diz assim: “eu nasci assim, eu cresci assim, e sou mesmo assim, vou ser sempre assim… Gabriela…. sempre Gabriela…”

Podemos observar pressupostos relacionados à idade (sou velha demais; sou muito novo), ao gênero, à cor ou raça, à geografia (cidade e país de nascimento), dentre tantos outros. Estamos nos referindo aos pressupostos em relação a nós mesmos(as).

Segundo Nancy Kline, idealizadora do TE, “bloqueios são pressupostos limitantes falsos, vividos como verdadeiros”. Para o TE, a definição do componente Perguntas Incisivas é “libertar a mente humana de um pressuposto falso, vivido como verdadeiro”.

Como esses pressupostos podem ser removidos? Nancy Kline afirma que usamos as perguntas incisivas instintivamente para conseguirmos seguir adiante, quando estamos paralisados. Ao recebemos uma pergunta incisiva, podemos ter a experiência do momento “aha” ao perceber o bloqueio desmoronar…

Para construir uma pergunta incisiva, usamos o seguinte modelo: se você soubesse que “……………………” (preencher com o pressuposto removedor do bloqueio), qual seria seu próximo passo?

Por exemplo:
Se você soubesse que sua ideia será aceita, qual seria seu próximo passo?
Se você soubesse que a idade não é um impeditivo, o que você faria?
Se você soubesse que merece a felicidade, qual seria seu próximo passo?
Se você soubesse que pode fazer a diferença, o que você faria?
Desejo boas reflexões e que você possa encontrar as perguntas incisivas para remover seus bloqueios!

 

Referências:
https://eduvir.com.br/novo/2022/07/18/os-dez-componentes-do-te-informacao/
https://eduvir.com.br/novo/2022/08/25/os-dez-componentes-do-te-diferenca/
https://www.timetothink.com
Nancy Kline. The Promise That Changes Everything: I Won’t Interrupt You. 2020.
https://www.amazon.com.br/Promise-That-Changes-Everything-Interrupt/dp/0241423511
Imagem: Arek Socha para Pixabay