20 out, 2022

Por Angela Vega

Os Dez Componentes do TE: Local

Não havíamos marcado hora, não havíamos marcado lugar. E, na infinita possibilidade de lugares, na infinita possibilidade de tempos, nossos tempos e nossos lugares coincidiram. E deu-se o encontro.
(Rubem Alves em “Carta a um amigo”)

Neste artigo, apresentaremos o décimo e último componente do Thinking Environment (TE). Qual a influência do Local para criarmos um ambiente de onde o pensamento livre possa se manifestar?

Na metodologia TE, o componente Local é mais do que o espaço físico. Traz também a consciência de que podemos criar, em nós, um “contêiner” no qual as pessoas se sintam à vontade para mergulhar em seus próprios pensamentos e trazer suas ideias à luz ao expressá-las.

Apesar da tradução oficial em português ter adotado a palavra local para denominar o componente Place (no original em inglês), duas palavras poderiam ter sido usadas: local e lugar. Ambas as palavras provêm do latim “locále-” mas lugar emprega-se geralmente como substantivo e local pode ser usado como substantivo ou adjetivo (por exemplo, idioma local, mídia local etc.).

A palavra “lugar” pode ser considerada polissêmica, isto é, possui uma variedade de significados. Ao pesquisar no dicionário, por exemplo, veremos conceitos relacionados ao espaço ocupado, pequenas áreas, localidades, pontos de observação, região de referência, entre outros. No entanto, o conceito de lugar para a Geografia é onde existe a afetividade, onde se materializa seu jeito de ser, a sua cultura e costumes, por exemplo, sua casa e seu quarto.

Na metodologia TE, o componente Local é definido como “produzir um ambiente físico – a sala, o ouvinte, seu corpo – que diga “você importa””.

Por isso, precisamos ter atenção quando marcamos uma conversa ou uma reunião. Como está o ambiente à nossa volta? Se o local for uma sala de reuniões, a mesa está limpa ou cheia de copinhos de café usados e papéis espalhados? Como está a arrumação das cadeiras em torno da mesa? Já entrei em salas de reunião em que parecia que o “caos” estava instalado. Para criarmos um ambiente em que as pessoas sintam que elas importam, que elas são valorizadas, precisamos dedicar tempo nessa preparação. Esse cuidado inclui evitar querer resolver tudo de forma rápida e, para tentar extrair o máximo dos encontros, estabelecer diálogos em locais não muito apropriados, como elevadores, toaletes e garagens; ou mesmo dentro de automóveis em movimento. Os pensamentos e os resultados dessas interações nem sempre serão os melhores possíveis.

Nancy Kline afirma que como ouvintes criamos o Local com o olhar, nosso rosto e nosso corpo. A conexão que se estabelece entre os olhares é subconsciente e ajuda a criar um espaço de segurança psicológica onde os pensamentos livres podem ser expressos.

E no virtual, podemos exercitar esse componente? A resposta é sim. Precisamos estar atentos à nossa postura e à conexão do olhar com a pessoa que estamos ouvindo. Ao olharmos para a câmera do celular/computador, podemos deixar de reagir às mensagens subliminares enviadas pela pessoa, por não vermos o rosto dela. Entretanto, se olharmos para a pessoa na tela, pode parecer que não estamos olhando nos olhos dela. São desafios impostos pelos tempos atuais.

Um entendimento interessante apresentado por Nancy Kline é de que podemos manter a promessa de não interromper mesmo em ambientes virtuais. Segundo a autora, as interrupções (queda de conexão, perda da nitidez da imagem ou da qualidade do áudio) são geradas pelo sistema, não pela pessoa que está ouvindo.

Espero que você tenha aproveitado essa jornada pelos dez componentes do Thinking Environment e que ela possa ter contribuído para a melhoria na qualidade dos seus relacionamentos.

Referências:
https://eduvir.com.br/novo/2022/09/19/os-dez-componentes-do-te-perguntas-incisivas/
https://www.timetothink.com
Nancy Kline. The Promise That Changes Everything: I Won’t Interrupt You. 2020.
https://www.amazon.com.br/Promise-That-Changes-Everything-Interrupt/dp/0241423511
https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/local–lugar/3865
https://www.significados.com.br/espaco-geografico/
Imagem: @nensuria no freepik