11 jan, 2022

Por Angela Vega

Autoconhecimento para mudar – Fase Criação

“Imaginar é o princípio da criação. Nós imaginamos o que desejamos, queremos o que imaginamos e, finalmente, criamos aquilo que queremos.”

(George Bernard Shaw)

Após as fases Preparação, Mergulho e Respiração, você já conseguiu entender melhor a mudança que precisa ou gostaria de realizar, e obteve os insights necessários, iniciando com a definição da questão e passando pelo momento de desapegar para acolher o novo.

Para desenhar, criar os detalhes e ajudar a estruturar o projeto da mudança, apresento 2 ferramentas. A ideia é experimentar, testar, desenhar, até chegar a uma solução que direcione você para a mudança. A fase de criação é iterativa, isto é, você repete o processo de criação para melhorá-lo e vai experimentando, à medida que desenha os possíveis caminhos.

Antes de começar essa fase, é importante resgatar a questão direcionadora da mudança, elaborada na Fase Preparação, e que será a portadora da inspiração para a fase Criação.

A ferramenta para estruturar a mudança está baseada nas seguintes perguntas:

1. O que preciso parar de fazer?
2. O que é necessário continuar?
3. O que preciso começar?

As respostas a essas perguntas podem indicar ações práticas para colocar a mudança em ação e levam às escolhas necessárias, considerando os recursos disponíveis, principalmente o tempo. Na maioria das vezes, as escolhas pressupõem sacrifícios. Por exemplo, se a mudança está relacionada ao emagrecimento, será preciso sacrificar parte do prazer de comer tudo o que se quer. O prazer virá da satisfação com o próprio corpo (saúde e beleza) que aumentará à medida que o processo da mudança acontece.

Outro exercício interessante para pensar a mudança pode ser feito, usando-se como ferramenta, o Modelo de Negócios Pessoal. Esse Canvas (ferramenta visual) oferece a possibilidade de pensar a mudança como um negócio. Se você não o conhece, pode obter uma imagem no link das referências.  Preencha os espaços na seguinte ordem: como você os ajuda; quem você ajuda; como vocês interagem; como chegam até você; o que você ganha; quem ajuda você; o que você faz; quem é você; e o que você dá.

Além do exercício de autoconhecimento ao preencher os espaços, você também poderá identificar ações necessárias para a mudança.

Bom exercício e até a fase final Novos Começos, que será apresentada no próximo post da série.

 

Referências: