01 jun, 2022

Por Angela Vega

Os Dez Componentes do TE: Encorajamento

Neste artigo, o destaque é o Encorajamento, que faz parte dos dez componentes do Thinking Environment (TE), dos quais já apresentamos (em artigos anteriores) os seguintes: atenção, igualdade, tranquilidade, sentimentos e apreciação.

O Thinking Environment é uma abordagem para criar ambientes em que possamos experimentar independência em nossos pensamentos, alcançando níveis profundos de criatividade e conexão com o outro.

Ao ouvir a palavra encorajamento podemos pensar em uma torcida organizada ou em estimular verbalmente a outra pessoa.

A descrição do componente encorajamento no TE é “dar coragem para a pessoa ir até o limite inexplorado do pensamento, ao cessar a competição como pensadores”.

Encorajar vai além de estimular e está conectado ao fato de acompanharmos o pensamento da outra pessoa, com atenção e intenção. A intenção de deixar o pensamento dela fluir sem interrupção e sem “adivinhar” mentalmente por que caminhos irá (cessar a competição). Deixando ir os nossos julgamentos e as crenças sobre o que está sendo dito.

Uma chave para entender o encorajamento silencioso são os neurônios espelho, descobertos nos anos 1990, na Itália pelo Dr. Giacomo Rizzolatti. Com o avanço das técnicas de neuroimagem (tomografia, ressonância magnética funcional – fMRI e outras) percebeu-se que frente à determinadas emoções ou lembranças, diferentes áreas do cérebro “acendem”. Por exemplo, “pesquisas mostram que quando uma pessoa que está apaixonada é colocada em um aparelho de ressonância e vê uma imagem da pessoa amada, áreas profundas do cérebro acendem”. (Revista Galileu)

Também foi possível observar que, quando duas pessoas estão interagindo (dialogando), as áreas cerebrais estimuladas por uma pessoa, também “acendem” na outra pessoa. Uma grande responsabilidade!

Por isso, ao ouvir uma pessoa expor uma ideia, se pensamos “não vai dar certo”, acendemos áreas de dúvida e incerteza no nosso cérebro e, com base nos neurônios espelho, estaríamos gerando uma interferência porque as mesmas áreas de dúvida e incerteza acenderiam na pessoa que está falando.

Em resumo, para gerar o componente encorajamento, precisamos ativar em nosso cérebro áreas de curiosidade e de estímulo, que possam favorecer o pensamento do outro.

 

 Referências:
. https://www.timetothink.com
. Nancy Kline. The Promise That Changes Everything: I Won’t Interrupt You. 2020.
. https://www.amazon.com.br/Promise-That-Changes-Everything-Interrupt/dp/0241423511
. https://revistagalileu.globo.com/Caminhos-para-o-futuro/Saude/noticia/2016/09/45-fatos-curiosos-sobre-o-cerebro-humano.html
. https://eduvir.com.br/novo/2022/03/29/os-dez-componentes-do-te-atencao-e-igualdade/
. https://eduvir.com.br/novo/2022/04/26/os-dez-componentes-do-te-tranquilidade-e-sentimentos/
. Imagem: Gerd Altmann por Pixabay