02 fev, 2022

Por Angela Vega

Autoconhecimento para mudar – Fase Novo Começo

“Cada momento é um novo começo.”
(T. S. Eliot)

Depois de todas as reflexões, exercícios e vivências, chegou a hora de colocar a mão na massa e modelar o futuro que você deseja. É hora de fazer acontecer! Esse Novo começo que já se iniciou quando você definiu a pergunta da mudança… Colocar seus planos em ação e viver a mudança!

“No momento em que nos comprometemos, a providência divina também se põe em movimento. Todo um fluir de acontecimentos surge ao nosso favor. Como resultado da atitude, seguem todas as formas imprevistas de coincidências, encontros e ajuda, que nenhum ser humano jamais poderia ter sonhado encontrar. Qualquer coisa que você possa fazer ou sonhar, comece. A ousadia tem o poder, o gênio e a magia.” (atribuído a Goethe) 

Plano de Ação

Para colocar suas ideias em movimento (energia cinética), recomendo preparar um plano de ação, usando a ferramenta 5W2H, composta por 7 perguntas. Em uma planilha ou uma folha de papel, coloque as perguntas em colunas, uma ao lado da outra. Na coluna What (O que?) liste as ações. Em seguida, responda as perguntas restante para cada ação.

What? (o que será feito?)
Why? (por que será feito?)
Where? (onde será feito?)
When? (quando será feito?)
Who? (por quem será feito?)
How? (como será feito?)
How Much? (quanto vai custar?)

Obstáculos e bloqueios

No momento em que detalhamos as ações, podem surgir obstáculos e bloqueios, internos e externos. Para os obstáculos externos, podemos pensar em estratégias para lidar com eles. Também em nossos pensamentos, podem existir bloqueios e, segundo Nancy Kline, criadora da metodologia Thinking Environment, “bloqueios são pressupostos limitantes falsos, vividos como verdadeiros”. Para lidar com esses bloqueios, podemos iniciar fazendo uma lista do que nos impede de realizar a mudança desejada. Em seguida, escolhemos o bloqueio que mais nos desafia, respondendo à pergunta: se eu soubesse que esse bloqueio pode ser superado, como eu daria o próximo passo?

Seguem ainda algumas dicas que podem contribuir para tornar sua jornada bem-sucedida. Compartilhar com outra pessoa seu plano de ação aumentará seu compromisso com a realização dele, por isso, escolha uma pessoa para ser a/o Guardiã/o do seu plano. Lembre-se de celebrar cada ação realizada porque isso reforçará a energia e te estimulará para conseguir mais vitórias. E, por último, crie uma recompensa para cada ação ou bloco de ações que finalizar.

Desejo um excelente exercício, esperando que essa jornada tenha oferecido a você um passo a passo estruturado para você realizar mudanças em sua vida.

 

Referências:
. Autoconhecimento para Mudar – Fase Preparação, clique aqui 
. Autoconhecimento para Mudar – Fase Mergulho, clique aqui
. Autoconhecimento para Mudar – Fase Respiração, clique aqui
. Autoconhecimento para Mudar – Fase Criação, clique aqui
. Imagem: Angela Vega (arquivo pessoal)