21 mar, 2022

Por Gilda Palhares

Sessão Oscar 2022

Chegamos ao momento Oscar de 2022! Dos 10 filmes indicados, já vimos por aqui: DUNA, onde conversamos sobre liderança; KING RICHARD, mostrando os benefícios da diversão no ambiente do trabalho; NÃO OLHE PARA CIMA, tratando a educação com foco na sustentabilidade e A FELICIDADE DAS PEQUENAS COISAS, apontando pequenos gestos de gentileza que nos fortalecem.

Logo, temos mais sete filmes para comentar! Para isso, achei interessante utilizar a obra de Buckingham e Clifton: Descubra seus Pontos Fortes. Baseado num estudo do Instituto Gallup, o livro traz 34 pontos fortes descritos em temas que são: adaptabilidade, analítico, ativação, autoafirmação, carisma, comando, competição, comunicação, conexão, contexto, crença, desenvolvimento, disciplina, empatia, estratégico, estudioso, excelência, foco, futurista, harmonia, ideativo, imparcialidade, inclusão, individualização, input, intelecção, organização, positivo, prudência, realização, relacionamento, responsabilidade, restauração e significância. É importante ressaltar que estes pontos devem estar em equilíbrio e serem usados produtivamente.

Alguns desses pontos fortes, identifiquei nos protagonistas dos 7 filmes remanescentes, conforme sinopse a seguir:

BELFAST – narra a infância de Buddy e sua família de classe trabalhadora durante o início das turbulências na Irlanda do Norte em 1969. Buddy: carisma; mamãe: comando; papai: prudência; Granny, avó: harmonia e Pop, avô: empatia.

LICORICE PIZZA – dois jovens, Alana Kane e Gary Valentine, que vivem na California, no Vale de San Francisco, no início dos anos 70. Ambos iniciam vários negócios, flertam, fingem que não se importam, se relacionam com outras pessoas, mas no fundo são apaixonados um pelo outro. Alana se mostra analítica e competitiva e Gary futurista e ideativo.

NO RITMO DO CORAÇÃO – Ruby, de 17 anos, é a única pessoa que ouve em uma família de surdos. Quando o negócio de seus pais é ameaçado, ela fica dividida entre seu amor pela música e suas obrigações com a sua família. Os pontos fortes da Ruby são inclusão, responsabilidade e estudiosa.

DRIVE MY CAR – adaptado de um conto de Haruki Murakami, narra a história do ator e diretor de teatro Yusuke Kafuku, que perde a esposa e, após dois anos de luto, aceita dirigir uma peça em Hiroshima. Devido a um problema na vista, precisará da jovem Misaki Watar para dirigir o seu precioso carro. Yusuke apresenta disciplina e conexão e a Misaki empatia e harmonia.

O BECO DO PESADELO – Stan Carlisle escapa de seu passado conturbado juntando-se a um carnaval itinerante e agradando seus habitantes, incluindo uma dupla da leitura da mente e um artista cativante. Stan então se reinventa como um médium da alta sociedade, onde planeja enganar um magnata junto com uma misteriosa psiquiatra. Stan: competição e ideativo.

AMOR, SUBLIME AMOR – em 1957, a gangue porto-riquenha Sharks entra em confronto com os Jets, uma gangue de jovens brancos, pelo controle de San Juan Hill, no West Side de Manhattan. Nesta situação complexa, o jovem Tony se apaixona por Maria que, apesar de suas origens diferentes, se esforçam por um um futuro pacífico juntos. Os pontos fortes do casal são inclusão e harmonia.

ATAQUES DE CÃES – na Montana de 1920, o fazendeiro Phil Burbank inspira medo e admiração quando seu gentil irmão traz para casa uma nova esposa e seu filho adolescente, que é insultado impiedosamente pelo fazendeiro por causa de sua gentileza e intelecto. Phil: carisma, disciplina e comando.

Domingo, 27 de março, teremos o Oscar 2022.

Já tenho meu palpite de quem vai ganhar. E você?

Fonte:
• The Oscar Nominations 2022
• Livro: Descubra seus Pontos Fortes, Marcus Buckingham e Donald Clifton, Ph.D