Em busca da paz em mim

Em busca da paz em mim

(porque não posso buscar a paz no outro!!!)

Em meio à tantos episódios de violência com que tenho entrando em contato ultimamente, próximos ou distantes, busco uma forma de lidar com meus pensamentos e sentimentos.

Otto Scharmer, professor sênior do Massachussets Institute of Technology (MIT), em seu livro “Liderar a partir do futuro que emerge”, considera que estamos vivendo fragmentações em 3 dimensões: ecológica (desconexão eu – natureza), social (desconexão eu – Outros) e espiritual-cultural (desconexão eu – Eu).

Quando leio sobre isso, vou ao passado, nos anos 90, e lembro do movimento “A Arte de Viver em Paz”, idealizado por Pierre Weil (grande personalidade, falecido em 2008, autor do famoso livro “O Corpo Fala”) e endossado pela ONU. Fiz o treinamento para facilitadora e uma das coisas que mais me chamou atenção era o perceber que a natureza está em nós e nós estamos na natureza. Somos uma coisa só. Aparentemente, esse “conceito” é óbvio. Entretanto, quando o sentimos e percebemos no corpo, o “conceito” pode passar a ser vivo. Podemos observar que temos a natureza dentro de nós: o reino mineral nos ossos, o reino vegetal e animal na flora e fauna intestinal…

https://www.youtube.com/watch?v=FMZdItk_vJo

Práticas que nos façam ficar mais conscientes de nossas ações, como a meditação, podem nos levar a desenvolver esta paz interior que transbordará para o exterior e poderá curar o mundo. Alguns pensam que para meditar é preciso prática, método, que é somente para iniciados… Para ser um iniciado, basta iniciar… Que sejam 5 minutos no início do dia, isso já nos prepara para os encontros e desencontros que possam surgir.

E você, quanto tempo dedica para buscar a sua paz interior?

A Dança da Paz

Germinam desejos da alma
Crescem ações do querer
Amadurecem frutos da vida.

Eu sinto meu destino,
Meu destino me encontra.
Eu sinto minha estrela,
Minha estrela me encontra.

Eu sinto minhas metas,
Minhas metas me encontram.
Minha alma e o mundo são somente um.

A vida, fica mais clara ao meu redor,
A vida, fica mais difícil para mim,
A vida, fica mais rica em mim.

Aspire a paz,
Viva em paz,
Ame a paz.

(Rudolf Steiner)

Para saber mais:

Otto Scharmer – “Liderar a partir do futuro que emerge”
Arthur Zajonc – “Meditação Como Indagação Contemplativa”
Daniel Goleman – “A arte da meditação”
Anselm Grün – “O poder do silêncio”

1 Comment

  1. Seja por conta de eventos relacionados à natureza, questões morais ou conflitos humanos, a Paz serve como suporte para agir e transformar a realidade! Obrigada, Angela, por suas reflexoes!!

    Reply

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *