Dez anos atrás eu tinha somente uma vaga noção do que era Life Coaching – meu conhecimento vinha apenas dos livros de autoajuda que eu havia lido, escritos por Life Coaches americanos. Só pude entender o trabalho desenvolvido por um Coach quando tive a oportunidade de experimentar pessoalmente o processo de coaching.
Isso aconteceu quando uma amiga me introduziu a uma Life Coach que ficou interessada no meu conhecimento sobre Reiki (sistema de harmonização e reposição energética), e sugeriu que fizessemos uma troca – ela me faria doze sessões de Coaching e eu faria para ela doze sessões de Reiki – mal sabia eu que esse seria um momento de virada total na minha vida!
Desde a primeira sessão, senti uma mudança incrível na minha energia!
Minha coach me ajudou a identificar as minhas metas, os meus sonhos, os meus valores, e o que era realmente importante pra mim. Um dos meus objetivos era mudar de carreira (eu era advogada na época), mas todas as ideias que eu tinha em mente não eram muito animadoras. Minha indecisão e falta de foco para chegar onde eu queria estavam consumindo a minha energia e afetando outras áreas da minha vida, como os meus relacionamentos, saúde, e até mesmo a minha estima.
Durante o processo de Life Coaching nós analisamos os obstáculos no meu caminho – muitos deles uma surpresa pra mim – exploramos diferentes perspectivas e criamos um plano de ação para eliminar as barreiras que me impediam de atingir os meus objetivos. Eu tinha muita resistência para sair da minha zona de conforto (alguém se identifica?) e explorar uma profissão diferente, mas com as ferramentas do coaching, com uma melhora no meu autoconhecimento, com passos pequenos, e com suporte constante da minha coach que sempre cobrava resultados do que eu me propunha a fazer, eu consegui chegar aonde eu queria. A cada passo que eu dava em direção ao meu objetivo, a minha energia se expandia.
Os resultados que obtive com o processo de coaching foram muito além das minhas expectativas, pois consegui não só descobrir que a minha verdadeira paixão é ajudar e incentivar as pessoas a buscarem o que lhes fazem felizes – por isso me tornei uma Life Coach – como também senti uma melhora profunda nos meus relacionamentos, na minha energia e saúde física e mental.
O papel do Coach, de uma maneira simplista, é ajudar as pessoas a atingir os seus objetivos, identificando, explorando e eliminando os bloqueios existentes.
O Coach não dá conselhos – ele se torna “parceiro” do cliente e o ajuda a encontrar as respostas dentro de si mesmo. Durante o processo de Coaching, o Coach faz perguntas, confronta, investiga e estimula as pessoas a fazerem descobertas usando técnicas e ferramentas específicas.
Life Coaching engloba todas as questões relacionadas à vida pessoal, ou seja, relacionamentos (inclusive no trabalho), família, transições, saúde, autoconfiança, autoconhecimento, comunicação, finanças, administração do tempo, controle do estresse, planejamento pessoal, entre muitas outras.
Na minha experiência em ambas as posições – como cliente (coachee) e como Life Coach – aprendi que quando identificamos o que queremos, focamos para atingir os resultados almejados, e estamos dispostos a tomar as medidas necessárias para eliminar as barreiras existentes, nossa energia, confiança e motivação expandem e somos capazes de conseguir muito mais do que imaginávamos que poderíamos!
Cris Chiavenato é Life Coach certificada pelo Institute for Professional Excellence in Coaching (iPEC) e pela International Coach Federation (ICF). A partir de agora ela estará sempre postando ideias e dicas na Sessão Positividade.
MUITO INTERESSANTE O ARTIGO!!! REALMENTE AS VEZES PRECISAMOS DE UM EMPURRAOZINHO PRA SAIR DA ZONA DE CONFORTO E NOS MOTIVARMOS PARA IR DE ENCONTRO A FELICIDADE E A PAZ DE ESPIRITO, TAMBÉM ACREDITO QUE PENSAMENTOS POSITIVOS MELHORAM NOSSO ASTRAL E NOSSO DIA A DIA COMO UM TODO.
OBRIGADA.
Muito obrigada Rosana! Fico feliz que você gostou do artigo. Pensamentos positivos sempre ajudam, e um “empurrãozinho” também!
A Cris foi minha Life Coach, e até então não conhecia o que era o Life Coaching, conhecia apenas terapias tradicionais, e posso dizer que preferi e encontrei muito mais resultado com o Life Coaching. Ela me ajudou demais, é uma profissional excelente, graças a ela e as técnicas que usa, consegui perceber o que realmente queria e atingi grandes realizações.
Obrigada Alê! Que o seu sucesso continue! Bjs
Adorei a publicação, estou muma fase que preciso de equilíbrio e positividade e vejo que existe uma luz no fim do túnel!!! Parabéns e obrigada pela publicaçao!
Muito obrigada Maria Teresa! Espero que você encontre a “luz” que precise!
Muito bom! Parabéns!
Muito obrigada Igor!
Achei o artigo muito interessante, nós temos que acreditar que os pensamentos positivos nos energizam, trazendo força para alcançar os objetivos.
Parabéns! Muito sucesso!!
Muito obrigada Claudia! Que bom que você gostou do artigo!
Parabens, Cris, vejo que você está realizada e muito segura do que quer e do que faz. Que contunue sempre assim, no rumo do “progredir infinito”
Muito obrigada! 🙂
Parabens, Cris, você está segura do que faz e do que quer. Que continue sempre assim!
Fiz um Workshop com a Cris e mesmo sendo em grupo foi incrível o que acrescentou e mudou aspectos importantes na minha vida. Recomendo muito um Life Coaching para quem quer sair da zona de conforto e perceber que a vida pode oferecer muito mais!!! Parabéns pelo trabalho Cris!
Muito obrigada Luciana! 🙂
Parabéns pelo artigo! Vê-se tanta gente falando em Coaching hoje em dia e muita gente não faz ideia do que é ou de que benefícios pode trazer – nada como ouvir uma explicação clara de uma profissional experiente e competente!
Obrigada Fabiola. Fico feliz que você gostou da explicação!
Yo asistí y vi a Cris en acción en una palestra en NYC, y realmente hasta el día de hoy aplico todo lo que me enseñó . Me encanto la publicación, espero poder ver más artículos y seguir aprendiendo
Cris,adorei e me interessei…depois podemos conversar melhor
Cris , vc merece todo o sucesso do mundo ! É uma excelente profissional e uma pessoa maravilhosa ! Parabéns pelo texto esclarecedor !