Meus Pensamentos, Seus Pensamentos – Criando um ambiente propício aos pensamentos

Meus Pensamentos, Seus Pensamentos – Criando um ambiente propício aos pensamentos

Você já pensou em qual tipo de ambiente você cria à sua volta? Conheci esta abordagem em novembro de 2014, em um evento para conhecer os fundamentos e acabo de me certificar como Coach usando a metodologia Thinking EnvironmentTM. Podemos ouvir para iluminar o pensamento do Outro ou para responder, questionar ou perguntar. Ouvir mesmo, de verdade…

Quando ouvimos com a intenção de acender (despertar) o pensamento da outra pessoa, ajudamos a outra pessoa a pensar melhor. O fenômeno dos neurônios espelho confirma o quanto interferimos nos pensamentos uns dos outros.

E o que ganhamos com isso? Uma sociedade melhor. Melhores e livres pensadores tem o poder de gerar ideias para resolver as questões que surgem dia após dia.

Nancy Kline, como professora e consultora, estudou o pensamento e a interação entre as pessoas e transformou seu conhecimento e sua experiência em uma metodologia chamada The Thinking EnvironmentTM.

O Thinking EnvironmentTM (se traduzido, seria Ambiente de Pensamentos) está alicerçado em 10 componentes, que são os seguintes:

1. Atenção – Ouvir com respeito e sem interrupções (grifado de propósito). Você certamente já foi interrompido e ao retomar a fala, disse “Onde mesmo eu estava? O que eu estava falando?” Nancy diz que nossos pensamentos vêm em ondas e ao sermos interrompidos, perdemos a onda do pensamento. A qualidade da atenção afeta profundamente a qualidade do pensamento da outra pessoa.

2. Igualdade – Tratar-se como “parceiros de pensamento” (thinkingpeers). Oferecer atenção e oportunidades iguais (saber que você terá a sua vez, aumenta a qualidade da atenção).

3. Tranquilidade – Estar livre de pressões internas e urgências.

4. Apreciação – Oferecer reconhecimento genuíno das qualidades de uma pessoa (algumas pesquisas indicam que a razão seria de 5 reconhecimentos para 1 crítica). Sugere-se 3 elementos para essa apreciação: sucinta, sincera e específica. Nosso pensamento melhora na presença de apreciação.

5. Sentimentos – Permitir a liberação emocional (raiva, choro, riso, etc.) suficiente para restabelecer o pensar. Nancy Kline diz que a expressão de sentimentos limpa o pensamento. Seja chorando ou rindo, ao nos permitirmos viver este momento, nosso pensamento retoma o fluxo. Sem que alguém nos console, sendo simpático, e interrompa o fluxo dizendo “não fique assim”, “vai passar” etc.

6. Informação – Fornecer os fatos e desarmar a negação.

7. Encorajamento – Encorajar o outro a ir além do limite de suas ideias.

8. Diversidade – Assim como a realidade é diversa, nossa mente trabalha melhor na diversidade. A homogeneidade é um inibidor do pensar.

9. Perguntas IncisivasTM– Ao remover as suposições que nos limitam, podemos pensar por nós mesmos, de forma clara e criativa.

10. Lugar – O ambiente físico onde acontece o diálogo precisa transmitir às pessoas que elas são importantes. Quando o corpo é cuidado e respeitado, o pensar floresce.

 

Após conhecer e aplicar esse conceito em várias atividades com grupos e individualmente, no coaching, posso dizer que essa metodologia é muito mais do que uma metodologia. É uma filosofia de vida, uma forma de viver!

E agora, vamos cuidar do ambiente que geramos ao nosso redor?

Vamos apreciar mais as pessoas com as quais convivemos? Nem que seja por egoísmo… para que nossos pensamentos melhorem… e os delas também… e o mundo será melhor para todos!!!

 

Referências

Apostila do Curso The Thinking EnvironmentTM Foundation

Nancy Kline – Livro “Time to ThinkListening to Ignite the Human Mind”, Octopus Books, 2015

 

Para saber mais:

Página da Time toThink – http://www.timetothink.com/learn/articles/ (em inglês)

 

11 Comments

    • Agradeço pela presença, Viviane!!!

      Reply
  1. Que ótimo, Angela!
    Sem dúvida temos a ver com o que se passa ao nosso redor.

    Reply
    • Mercedes, gratidão por ler e comentar!!!

      Reply
  2. Estou tendo minha primeira experiência como coachee. Alem de gratificante, as sessões estão trazendo resultados práticos no ambiente de trabalho em um curto intervalo de tempo. Destaco também que faz todo o sentido o seu comentário de que ao se aprofundar na metodologia, o thinking environment se torna uma filosofia de vida. Parabéns pelo post!!!!

    Reply
    • Oi, Sampaio! Agradeço por compartilhar sua vivência com o TE.

      Reply
  3. Olá Angela,
    Comecei a semana lendo o seu mais novo post e claro, cheio de reflexões. Obrigado por mais esse alimento.
    Você nos traz o Thinking Environment e nos faz perceber o quanto podemos ser melhor, precebendo e apreciando o outro. É como você disse, mais que método, é filosofia de vida.
    Parabéns pelo post! Sua clareza deve fazer a Nancy se encher de orgulho!!!!
    Obrigado e abraço.

    Reply
    • Agradeço por seu comentário, Fabiano! Você captou a essência!!!

      Reply
  4. Angela, obrigada por me brindar com este artigo na vibe no primeiro final de semana em casa após as três semanas de férias – foi difícil manter um thinking environment na pressão desta primeira semana de retorno ao
    Trabalho e certamente suas dicas iluminam nosso caminho

    Reply
  5. Muito interessante, vou exercitar esses 10 componentes! Agradeço por compartilhar seus estudos!

    Reply

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *