Este mês escolher um filme não foi uma tarefa fácil. Tivemos o “Festival de Cinema do Rio” com mais de 250 filmes! A minha opção foi escolher um filme para homenagear os professores pelo dia 15 de outubro.
Esta sessão é dedicada a todos os profissionais que trabalham com o processo educativo. Como já comentamos anteriormente o cinema tem o poder não somente de entreter, mas também o poder de inspirar ainda mais quando o assunto é educação. Podemos então fazer uma reflexão sobre o papel de todos os envolvidos nesse processo seja nas instituições de ensino ou nas organizações.
“O melhor Professor da Minha Vida” título original “Lês Grande Esprits” se passa dentro de uma escola de periferia de Paris. O rígido professor François Foucault de uma renomada escola de Paris devido a uma série de eventos é convidado para dar aula nesta escola.
O ambiente encontrado pelo professor é extremamente complexo: uma enorme diversidade cultural, adolescentes rebeldes e indisciplinados e professores que estão anos no local e não vislumbram a possibilidade de transformação desses adolescentes.
O grande desafio de François é levar esses alunos a se envolverem com a matéria: Língua Francesa. O filme apresenta de forma positiva como ocorre a mudança de comportamento não somente dos alunos, mas também do professor François. Pois é justamente na mudança de comportamento que o processo ensino aprendizagem se estabelece.
Logo, resolvi conversar com vocês sobre uma metodologia de acompanhamento para analisar os resultados de treinamentos. O processo que compreende quatro níveis e todos são possíveis de serem observados no filme.
A metodologia chama-se “The Four Levels” e foi desenvolvido por Donald L. Kirkpatrick que encontra-se no livro “Evaluating Training Programs” (1994). O modelo em 2016 recebeu no “The New World Kirkpatrick Model” mais alguns enfoques. Abaixo segue a descrição dos quatro níveis com suas definições originais e os novos enfoques.
Nível 1 – Reação: A satisfação dos participantes em relação ao programa.
Novo enfoque: Além da satisfação dos participantes é avaliado o nível de engajamento dos participantes e quão relevante é a utilização da informação.
Nível 2 – Aprendizado: Quais as habilidades adquiridas e desenvolvidas.
Novo enfoque: Além das habilidades adquiridas é necessário apresentar confiança (consigo fazer) e comprometimento (pretendo fazer).
Nível 3 – Mudança de Comportamento: Aplicação das habilidades adquiridas.Novo enfoque: Processo que reforça, incentiva o desempenho e reconhece a atuação favorável em questões críticas.
Nível 4 – Resultados: Verificar os resultados que compreendem o aumento da produtividade, a redução de custos e a melhoria da qualidade dos serviços.
Novo enfoque: Observar dentro de um prazo menor o impacto positivo nos resultados desejados.
A metodologia oferece uma ferramenta abrangente onde todas as questões acima podem ser avaliadas num mesmo processo ou podem ser utilizadas separamente.
Tive a oportunidade de verificar a aplicabilidade desta metodologia numa empresa de serviço de grande porte pois foi o tema da minha monografia da pós em Administração Empresarial na UFF.
Até a próxima sessão!