Se alguém lhe pedisse para se definir, qual seria sua resposta?

Se alguém lhe pedisse para se definir, qual seria sua resposta?

Vários temas que trago para esta coluna são traduções e adaptações do site Positive Psychology Program (positivepsychologyprogram.com). Resolvi compartilhar um resumo do texto da autora Madhuleena Roy Chowdhury apresentado no site sobre “Testes e Questionários que você pode fazer para encontrar as suas Forças”.

Ela inicia com a pergunta: “se alguém lhe pedisse para se definir, qual seria sua resposta”?

Pontos fortes são forças que influenciam nossos pensamentos, emoções e ações. Eles definem quem somos e determinam nossa singularidade.

Sabedoria, coragem, perseverança e humildade são alguns exemplos das qualidades que possuímos. Na psicologia, as forças do caráter são definidas como capacidades inatas que nos permitem superar nossos bloqueios e olhar as adversidades com mais positividade.

Conhecer nossas principais forças e fraquezas é parte crucial para entender a nós mesmos. Uma pessoa que sabe o que é bom é mais perspicaz e mais propensa a tomar as decisões certas.

Estudos sobre a eficácia da utilização das forças revelaram que, pessoas que conseguem identificar seus pontos fortes e usam no dia a dia são mais felizes.

De acordo com estes pesquisadores, isso não é suficiente. A menos que saibamos quando e como utilizar nossos pontos fortes, não vamos melhorar o nosso bem-estar.

Força pode ser algo em que somos bons, algo que nos vem naturalmente ou algo que amamos fazer. Temos então:

Habilidades baseadas em Conhecimento

Os pontos fortes que adquirimos da educação e da aprendizagem. Por exemplo, proficiência em línguas estrangeiras, conhecimento em informática, treinamento especializado e habilidades técnicas.

Habilidades Pessoais

Habilidades pessoais são as capacidades internas que determinam nossa singularidade. Honestidade, confiabilidade, flexibilidade, bondade, criatividade etc. Elas podem ser inatas ou aprendidas.

Entender a importância dos pontos fortes é uma das principais preocupações da psicologia positiva no momento, já que os estudos indicam que a maioria de nós não tem consciência dos nossos potenciais.

Do artigo da Madhuleena Roy Chowdhury extrai três indicações para descobrir os nosso pontos fortes que foram:

O Teste Gallup / Clifton Strengthsfinder

Donald Clifton, um psicólogo educacional e pesquisador, desenvolveu o Clifton Strengthsfinder Test em 2001. Ele procurou identificar as habilidades que fazem alguém se destacar no seu campo de trabalho e explorar os talentos humanos da melhor maneira possível.

Desde a sua criação, o teste The Strengthsfinder passou por várias modificações. A edição atualizada (StrengthsFinder 2.0) foi lançada em 2007 e continua sendo uma das ferramentas de avaliação mais vendidas para configurações de negócios e profissionais.

O questionário VIA – Pontos Fortes

A pesquisa ”Values ??in Action” é, de longe, o teste mais popular para avaliar as forças de carater e saber o que eles significam. O teste foi formulado por Martin Seligman e Christopher Peterson, que apotaram as nossas virtudes e 24 forças corespondentes.

A pesquisa de caráter VIA Values in Action survey é comumente usado em ambientes corporativos para que os funcionários possam se conhecer melhor no que se refere as suas forças como também as dos outros desta forma promovendo um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo.(www.viacharacter.org/www/Character-Strengths-Survey).

Teste de Habilidades de Liderança

O teste de habilidades de liderança é adequado para líderes em todos os níveis, independentemente de seus anos de experiência. A base teórica deste teste afirma que não é suficiente ser apontado como líder ou supervisor, a menos que percebamos nossas responsabilidades e as cumpramos com total convicção. O teste “ leadership skills” contém 18 declarações pontuadas em uma escala Likert de 5 pontos. As perguntas são relevantes para a liderança (https://www.mindtools.com).

Descobrir nossos pontos fortes é tão importante quanto encontrar nossas fraquezas. Faz parte da curva de aprendizado da vida e contribui diretamente para o crescimento e a melhoria levando a mudanças desejadas. Nossas capacidades são ilimitadas, simplesmente conhecê-las pode abrir um novo mundo de possibilidades diante de nós.

 

Fonte: Trechos extraído e traduzido do texto “7 Strength Finding Test and Questionnaires You Can Do Today” de Madhuleena Roy Chowdhury publicado no site https://positivepsychologyprogram.com/

1 Comment

  1. Excelente artigo, Gilda! Como facilitadora em cursos de liderança, estimulo os participantes a fazerem esses testes. Já conhecia e indicava o VIA e agora conheço o mindtools. Autoconhecimento é fundamental!!!

    Reply

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *