Ao sair do filme A MARATONA DE BRITTANY, passei por uma banca de jornal e vi a capa da revista Harvard Business Review de outubro com o seguinte título: “Coloque o Propósito no Centro da sua Estratégia”. Exatamente um dos temas abordados pelo filme que eu acabara de assistir!
Baseado em fatos reais, o longa conta a história de Brittany, uma jovem de 27 anos que recebe de seu médico um diagnóstico preocupante por estar com excesso de peso. Brittany decide mudar esta situação começando a correr. O que ela não contava era que uma simples corrida no quarteirão a incentivaria para a Maratona de Nova York, mudando totalmente a sua vida.
O longa foi um dos vencedores do Festival de Sundance de 2019. Um filme ganha um festival por várias razões, e talvez A MARATONA DE BRITTANY foi premiada pelo tema central está associado à importância de estabelecer um propósito e colocá-lo em prática. Isso é tratado no filme na esfera individual.
Já o foco da matéria “Coloque o Propósito no Centro da sua Estratégia” é apresentado no âmbito organizacional. O estudo foi realizado por dois professores da IMD – International Institute for Management Development da Suíça Thomas Malnight e Ivy Buche e do professor Charles Dhanarj da Fox School of Buisness Temple University na Filadélfia.
Eles observaram as empresas com alto crescimento, investigando a importância de três estratégias: criar novos mercados, atender amplamente as necessidades do stakeholders e reescrever as regras do jogo. Entretanto os pesquisadores se surpreenderam ao descobrir mais um fator não considerado anteriormente: o propósito.
As empresas bem-sucedidas reconhecem o propósito como elemento-chave para redefinir o campo de ação e reformular suas proposições de valor.
Logo, a pesquisa concluiu que:
- toda estratégia orientada por um propósito ajuda as empresas a superarem desafios quando ocorre uma desaceleração de crescimento e redução de lucros.
- O propósito, como estratégia, contribui para: organizações mais unificadas, stakeholders motivados e impacto positivo abrangente na sociedade.
Como acontece na sua empresa? De acordo com os pesquisadores é possível avaliar se o propósito está no centro da sua estratégia respondendo às perguntas abaixo:
- O propósito hoje contribui para aumentar o crescimento e a lucratividade de sua empresa. Sim ( ) Não ( )
- O propósito influencia significativamente suas decisões estratégicas de investimento? Sim ( ) Não ( )
- O propósito molda sua proposição central de valor? Sim ( ) Não ( )
- O propósito afeta o modo como você cria e gerencia suas capacidades organizacionais? Sim ( ) Não ( )
- O propósito está na agenda de sua equipe de liderança todas aas vezes que ela se reúne? Sim ( ) Não ( )
Se respondeu sim em todas as perguntas o seu negócio está centrado no seu propósito.
Os autores também salientam que os lideres precisam avaliar constantemente o propósito para poder direcionar a estratégia e estarem dispostos a ajustar ou redefinir essas relações à medida que mudam as condições.
Retornando ao filme, foi exatamente o que ocorreu com a Brittany, tendo que se ajustar e redefinir a sua estratégia porque as condições favoráveis mudaram após meses de treino.
Fonte: Harvard Business Review – “Coloque o Propósito no Centro da sua Estratégia”