Vários filmes foram analisados desde novembro de 2015 quando iniciamos a coluna “A Sessão Vai Começar”. Portanto, começaremos o ano de 2020 com uma retrospectiva de pontos conversados ao longo destes anos com base no longa-metragem FORD vs FERRARI.
No filme é possível vivenciar a adrenalina esperada do universo das corridas, como também as questões do mundo corporativo relativo ao comportamento humano.
Baseado na história verídica do visionário designer de carros americanos, Carroll Shelby (Matt Damon), e do valente motorista britânico Ken Miles (Christian Bale). Juntos, combateram a interferência corporativa, as leis da física e seus próprios demônios pessoais para construir um revolucionário carro de corrida para Ford Motor Company. O objetivo era vencer a fatigante corrida conhecida como 24 horas de Le Mans e para isso Shelby recruta o melhor piloto e engenheiro de corrida Ken Miles (Christian Bale).
Diversas questões que envolvem o mundo corporativo são nitidamente apresentadas ao longo do filme como: Características das Equipes de Alto Desempenho, Foco, Gerenciamento de Conflitos e Liderança. Em fevereiro de 2016, na sessão do filme “SPOTLIGHT – Segredos Revelados”, conversamos sobre o tema Equipes de Alto Desempenho por meio do conceito PERFORM, desenvolvido pelo especialista americano em Gestão e Liderança, Ken Blanchard. Blanchard identificou sete características específicas em todas as Equipes de Alto Desempenho e criou o modelo PERFORM com o seguinte significado: P – Purpos & Values (Objetivo e Valores)E – Empowerment (Delegação de Poderes)R – Relationship & Communication (Relações Interpessoais e Comunicação)F – Flexibility (Flexibilidade) O – Optimal Productivity (Produtividade)R – Recognition (Reconhecimento) M – Moral (Moral)
A equipe de Carrol Shelby, que desenvolvera o carro vencedor das 24 horas de Le Mans em 1966, possuía todas as características do acrônimo acima.
Em setembro de 2016 analisamos o filme “Águas Rasas” e apresentamos o conceito de Foco através das seguintes características:
- capacidade de atentar para as coisas que vão ajudar você e evitar distrações que possam prejudicar o seu desempenho.
- controle da nossa atenção para construir modelos mentais que nos garantam o comando.
- ajuste do foco, quando necessário, de forma a concentrar os esforços no local exato.
- porta de entrada para: percepção, aprendizagem, raciocínio, resolução de problemas e tomada de decisão.
O piloto, Ken Miles, que Carrol Shelby recruta e insiste em mantê-lo, mesmo com várias interferências do braço direito do presidente da Ford, demonstra visivelmente os conceitos acima descritos. Outro tema constatado nos conflitos internos entre os gerentes da FORD em relação ao empresário Carrol Shelby é o de Gerenciamento de Conflitos. Na sessão do filme brasileiro “Aquarius” comentamos sobre o estudo Conflict Resolution Network (www.crnhq.org). Ele indica a existência de sinais ou pistas que determinam o surgimento de conflito. Cinco níveis podem ser identificados:
Nível 1: Desconforto. Talvez nada tenha sido dito ainda, no entanto, a impressão é que algo está errado.
Nível 2: Incidente. Ocorreu alguma coisa que não agradou e deixou você irritado.
Nível 3: Mal-entendido. Os fatos estão confusos e seus pensamentos frequentemente voltados para a situação.
Nível 4: Tensão. O peso das relações encontra-se num estágio negativo com opiniões preestabelecidas. A forma pela qual você vê a outra pessoa mudou para pior. Existe uma constante preocupação.
Nível 5: Crise. O comportamento está comprometido e as relações entram num nível difícil. Você lida com uma situação extrema levando a uma possível ruptura.
Os cinco níveis acima também são facilmente identificados nas cenas do longa de James Mangold.
Fica para o final desta sessão o tema de grande impacto nas organizações que é a Liderança.
Especialistas do assunto, Mack & Ria Story em texto publicado no blog da “Association for Talent Development Education Community” define 5 tipos de líderes:
Tipo 1: Líder Gerencial
Desejo de ser servido pelos pelo fato de ocupar um cargo de liderança. Vê o outro como uma ferramenta para atingir o seus objetivos. Prefere tomar todas as decisões.
Algumas características:
- O desejo é “ser servido” em vez de “servir”.
- O foco está no gerenciamento (direcionamento / controle) de pessoas e processos.
- Valoriza mais a posição do que as pessoas.
- A força vem do poder, controle, autoridade formal e resultados pessoais.
Tipo 2: Líder Relacional
Constrói relacionamentos para influenciar os outros. Desenvolve respeito mútuo, entretanto não tenta ampliar outras competências necessárias da liderança.
Algumas características:
- O caráter é forte.
- O desejo é servir.
- O foco está em liderar (influenciar/liberar) pessoas.
- Valoriza mais as pessoas do que a posição.
- A força vem dos relacionamentos e autoridade moral.
Tipo 3: Líder Motivacional
Busca benefício mútuo para si, para os outros e para a organização. Focado nos processos. Fornece resultados para si mesmo, sua equipe, sua organização, seus clientes, seus fornecedores,sua família e sua comunidade.
Algumas características:
- O desejo de servir.
- As competências são desenvolvidas e especializadas.
- Valoriza mais as pessoas do que a posição.
- A força vem de relacionamentos, autoridade moral e resultados das equipe.
Tipo 4: Líder Inspirador
Instiga líderes gerenciais e relacionais a se tornarem líderes motivacionais. Focado nas pessoas e não nos processos. Se concentra fortemente no desenvolvimento das forças humanas e é inspirado pelo crescimento daqueles que o segue.
Algumas características:
- O desejo é servir e desenvolver os outros.
- As competências são altamente desenvolvidas e especializadas.
- Valoriza mais as pessoas do que a posição.
- A força vem dos relacionamentos,autoridade moral e resultado das equipes.
Tipo 5: Líder Transformacional
A paixão e o propósito desse tipo de líder é transformar os outros. É o mais influente dos cinco tipos de líderes e altamente respeitado. Conhecido por desenvolver líderes e é capaz de influenciar vários setores e em até mesmo gerações.
Algumas características:
- O desejo de servir e desenvolver outros.
- As competências são altamente desenvolvidas e especializadas.
- O foco está em desenvolver líderes motivacionais e inspiradores.
- Valoriza mais as pessoas do que a posição.
- A força vem dos relacionamentos, da autoridade moral, do crescimento dos outros e do respeito que eles conquistaram.
Quando tiverem oportunidade de ver o filme, busquem identificar quais estilos de liderança foram adotados por Carrol Shelby, Henry Ford II e o Enzo Ferrari.
A título de curiosidade, o filme tem a atuação do gerente de vendas o Lee Iacoca. Considerado uma das pessoas mais representativas e inspiradoras da indústria automobilística do final do século XX, ele trabalhou como gerente de vendas da FORD Motor Company. Segundo Iacocca em momentos de grande stress, é sempre melhor manter-se ocupado e colocar a sua energia em algo positivo.
Excelente 2020 e até a proxíma sessão!