A crise econômica esta obrigando as empresas a revisitarem suas estratégias para se adaptarem a um período recessivo que com certeza continuará impactando os programas de treinamento e desenvolvimento em 2016.
Garantir o engajamento das equipes passa a ser também uma prioridade junto com capacitar os colaboradores para um novo cenário. A hora demanda criatividade, a criação de fóruns e/ou comunidades de prática pode ser uma opção para a discussão de temas e troca de experiências, propiciando ambientes colaborativos e aproximando colaboradores.
A hora é de investir em mais eficiência e torna-se vital identificar os cargos que precisam receber investimento, que vão agregar mais valor e fazer a diferença no resultado da empresa.
Estar atento aos colaboradores internos, valorizá-los e engajá-los abrindo o diálogo, pedindo sugestões de como superar a crise, economizar e otimizar processos é uma ação importante para sintam que estão contribuindo com a estratégia. Dessa forma também se garante um ambiente de incentivo à inovação e à eficiência.
A palavra de ordem é engajamento e por engajar entendo promover a sustentabilidade dos resultados através do alto índice de energia, comprometimento, resiliência, entusiasmo e busca por desafios.
Isso sim é uma vantagem competitiva.
Como esta o engajamento na sua empresa?