A Sessão Vai Começar!

A Sessão Vai Começar!

Convido vocês na primeira sessão do ano para conversarmos sobre o filme “Sully:o herói do Rio Hudson” e o tema fator humano. Apesar de todos os ganhos que a tecnologia nos trouxe, é o estudo dos fatores humanos que envolve a compreensão do comportamento humano e o seu desempenho aplicado nas tarefas, nos sistemas e na interação com os outros que irá assegurar o sucesso e a segurança nas organizações e nas nossas vidas.

O filme “Sully: o herói do Rio Hudson” estreou no final do ano passado e conta a história do voo 1549 da US Airways que no dia 15 de janeiro de 2009 decolou às 15:24 do aeroporto de La Guardia em Nova York. Enquanto ganhava altitude ocorreu uma colisão com pássaros e o avião perdeu o impulso de ambas turbinas, sendo estas destruídas após alguns minutos de viagem. Entre as opções analisadas, que seriam voltar para o aeroporto de La Guardia ou de Teterboro (Nova Jersey) sem causar um acidente a melhor solução encontrada pelo experiente piloto Sullenberger (Sully) foi realizar um pouso forçado nas águas do rio Hudson, manobra que salvou a vida de todos os 155 passageiros.

Entretanto 18 meses depois, a opção tomada foi questionada pela “National Transportation Safety Board”. A questão levantada foi que de acordo com as simulações realizadas retornar para o aeroporto de La Guardia ou Teterboro seria uma opção plausível. No entanto nas simulações a decisão de retornar ao aeroporto excluiu os 30 segundos que levou o comandante Sully a decidir o que iria fazer.Ao considerar os 30 segundos verificou-se que a decisão do comandante foi a mais adequada.

O filme mostra uma situação concreta onde a decisão do “Sully” não foi baseada na automação e sim numa habilidade comportamental de imaginar rapidamente o máximo possível de detalhes o que estava prestes a fazer. O sucesso do desempenho dele está claramente vinculado a questão do fator humano que estão relacionados aos aspectos fisiológicos ou psicológicos da capacidade humana capazes de afetar diretamente o nosso desempenho em diferentes circunstâncias.

Para finalizar esta sessão escolhi uma citação do cientista Albert Einstein: “O espírito humano precisa prevalecer sobre a tecnologia”.

E vocês gostaram?

Até o próximo mês!

1 Comment

  1. Perfeito seu texto! Adorei o filme!

    Reply

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *