A sessão vai começar!

A sessão vai começar!

“Decisão de Risco”

A questão que iremos analisar na sessão de hoje é referente ao tema Tomada de Decisão. Em específico, as chamadas Etapas do Processo Decisório. O filme escolhido foi Decisão de Risco (Eye in The Sky) lançado no Brasil em abril deste ano.

A história se passa em várias localidades do mundo, acompanhando momentos apreensivos, envolvendo a decisão de bombardear ou não uma casa onde há um grupo de terroristas em Nairóbi, no Quênia. Katherine Powell (Helen Mirren), Coronel e oficial da inteligência militar britânica com sede em Londres, tem a tarefa de comandar à distância a operação de capturar o grupo de terroristas.

A elaborada operação também é coordenada em Londres no gabinete do Ministro de Defesa pelo general Frank Benson (Alan Rickman) com a presença do ministro, do procurador geral e de outras autoridades. E numa base em Nevada encontra-se um piloto americano de “aviões – drones” cuja missão, caso necessário, será destruir o local onde os terroristas se encontram.

Inicialmente a operação tem como objetivo capturar os terroristas, mas a descoberta de dois homens-bomba faz com que o objetivo mude para eliminá-los a qualquer custo. Quando o piloto americano está prestes a destruir o alvo, uma menina de nove anos de idade entra na zona de ataque. Inicia-se então um debate interno, envolvendo o lado militar e também o político, sobre como agir causando o mínimo possível de danos colaterais.

AS ESTAPAS DA TOMADA DE DECISÃO

A tomada de decisão é uma atividade diária. Não há exceção a esse respeito. Quando se trata de organizações empresariais, a tomada de decisão é um hábito e um processo também.

De acordo com os estudos de James Stoner e Edward Freeman descritos no livro “Administração nos Novos Tempos”, do I.Chiavenato, podemos identificar Seis Etapas no Processo Decisório.

Veja a definição de cada etapa e a correlação com as cenas do filme.

1ª etapa – Mapear a essência do problema e verificar quais os subproblemas obtendo assim uma visão global da questão.
O problema relatado no filme é o movimento dos grupos extremistas no mundo que usam de violência física ou psicológica, de modo a incutir medo, pânico e matar pessoas inocentes.

2ª etapa – Buscar dados e informações internas e externas para reduzir a incerteza a respeito da situação.
Cel. Katherine Powell com a sua equipe altamente qualificada conseguiram mapear o movimento da cada componente do grupo terrorista.

3ª etapa – Gerar soluções ou alternativas. A inovação e a criatividade são fatores determinantes.
A criação de uma tecnologia inovadora como o “avião drone” com mísseis acoplados nas asas para atingir o alvo e o mini “drone besouro” que transmite tudo que ocorre no local onde se encontram os terroristas, foram as soluções implementadas para gerar resultados eficazes.

4ª etapa – Avaliar e escolher a solução mais adequada e que provoque o mínimo de consequências negativas.
A escolha mais adequada foi a utilização de “drones” em formatos de insetos controlados por agentes à distância, onde as imagens dos terroristas podem ser transmitidas simultaneamente para os coordenadores da operação. A outra escolha foi a utilização de um equipamento bastante preciso que consegue avaliar os danos que os mísseis vão causar na zona urbana, onde encontram-se os terroristas.

5ª etapa – Transformar a solução em ação. A decisão envolve mais do que simplesmente uma ordem, pois é necessário pensar nas consequências globais.
Devido à descoberta de dois homens-bomba, que se preparam para um ataque suicida, o objetivo da operação tomou outro rumo: eliminar os homens-bomba e os terroristas a qualquer custo. Assim sendo, o piloto americano recebe a ordem de acionar o “drone míssil” quando uma menina de nove anos de idade entra na zona de ataque. É necessário recorrer as informações da 4ª etapa onde é possível identificar o grau dos danos colaterais e, ao mesmo tempo pensar no global. Ou seja, não permitir que os homens-bomba e os terroristas escapem mesmo envolvendo a morte de civis.

6ª etapa – Monitorar e avaliar os resultados da solução.
Após o ataque dos mísseis foi possível através das câmeras avaliar o resultado da ação.

É importante ressaltar que cada uma das etapas influencia nas demais e todo o conjunto do processo. Nem sempre as etapas são seguidas a risca em sua sequência. Se a pressão for muito forte para uma solução imediata, as etapas 2 e 3 podem ser abreviadas. No caso do filme “Decisão de Risco” estas etapas foram muito bem estudadas devido à natureza do problema e às possíveis implicações, pois vidas humanas estavam em risco.

A título de curiosidade outros filmes que abordam o mesmo tema:

• Mestre dos Mares (Master and Commander: The far Side of the World – 2003)
• Treze dias que Abalaram o Mundo (Thirteen Days, 2000)
• Resgate do Soldado Ryan (Saving Private Ryan – 1998)
• Maré Vermelha (Crimson Tide 1995)
• Apollo 13 do Desastre ao Triumfo ( Apollo13 – 1995)
• Caçada ao Outubro Vermelho ( The Hunt Of the Red October – 1990)
• Doze Homens e uma Sentença (Twelve Angry Men 1957)

Se tiverem sugestões de filmes com temas que foram abordados nas sessões anteriores, convido vocês a comentarem.

Até a próxima sessão!

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *