A sessão deste mês vai ser uma pouco diferente. Vou chamá-la de “Sessão do Bem-estar”. Recentemente conclui uma pós numa área comportamental relacionada à Psicologia Positiva. Em toda conclusão de pós é necessário realizar um trabalho e o meu objeto de estudo foi propor uma estratégia de disseminar os conceitos da Psicologia Positiva relacionados ao bem-estar. Assim, para fundamentar tal finalidade tive que primeiramente descrever os conceitos de bem-estar relacionados à psicologia positiva e demonstrar os seus benefícios.
Depois através de uma pesquisa qualitativa, utilizando um instrumento para colher dados, realizei entrevistas presenciais para verificar se os entrevistados conheciam o conceito de bem-estar relacionado à psicologia positiva, a sua aplicabilidade e a possibilidade de potencializá-lo.
Com os dados observados, a última etapa foi fundamentar o objetivo do trabalho, analisando as informações coletadas e apresentar estratégias para a disseminação dos conceitos.
Então vamos começar descrevendo a primeira etapa que foi definir o que é bem-estar relacionado aos conceitos da Psicologia Positiva. Em 1999, o psicólogo norte-americano Martin Seligman da Universidade da Pensilvânia – Presidente da Associação Americana de Psicologia (APA), direcionou os seus estudos para o que ele chamou de Psicologia Positiva. Com o olhar voltado para os apectos positivos na vida dos indivíduos no seu primeiro livro “Felicidade Autêntica”, Seligman diz que: “… felicidade poderia ser analisada segundo três elementos diferentes: emoções positivas, engajamento e sentido. Ao avaliar esta teoria, em 2011 Seligman e outros pesquisadores começaram a rever o construto da Felicidade Autêntica, e passaram a desenvolver a Teoria do bem-estar agregando mais dois elementos à antiga teoria: realizações e relacionamentos positivos. Podemos então definir os cinco elementos da Teoria do bem-estar como:
Emoções Positivas – Confiança, Alegria, Felicidade , Gentileza, Gratidão, Amor, Esperança, Compaixão, Reconhecimento.
Engajamento – Estado mental em que a pessoa está totalmente imersa no que faz. Você se sente cheio de energia e é capaz de realizar uma tarefa com êxito.
Sentido/Significado – Quando trabalhamos ou servimos um propósito que consideramos mais importante do que nós.
Realização – Alcançar um determinado objetivo como: concluir um estudo, implementar um projeto, realizar metas.
Relacionamentos Positivos – Cultivar relações positivas com os outros reforçando os pontos fortes que nos permitem criar um antídoto para superar as adversidades.
Importante ressaltar que cada elemento do bem-estar tem três propriedades para que possa ser considerado um elemento:
a) Contribuir para a formação do bem-estar.
b) Muitas pessoas o buscam por ele próprio, e não somente para obter algum dos outros elementos.
c) É definido e mensurado independentemente dos demais elementos. (exclusividade).
O foco da teoria do bem-estar é aumentar a quantidade de florescimento e as virtudes e forças de caráter são de suma importância para proporcionar o “florescimento”. Este tema foi abordado na “Sessão Vai Começar” sobre as atrizes que foram indicadas em seus respectivos papéis onde apresentei as seis virtudes e vinte e quatro forças de caráter baseado nos estudos de Peterson e Seligman.
A segunda etapa do trabalho foi realizar uma pesquisa qualitativa levando em consideração que o objetivo da Psicologia Positiva é disseminar os seus conceitos em instituições de ensino particulares e governamentais, instituição de saúde e organizações. Assim sendo a pesquisa ocorreu nas áreas acima mencionadas utilizando o questionário que constava de seis perguntas com o objetivo de verificar quais os conceitos praticados, de que forma e se a melhor maneira de potencializar os conceitos seria através de um programa de práticas formais utilizando multiplicadores. Foram realizadas 30 entrevistas presenciais para levantar os dados.
A etapa final foi a análise dos resultados. A evidência que chamou mais atenção é que os conceitos da Psicologia Positiva são aplicados informalmente sem que a maioria dos entrevistados conhecesse o estudo científico relacionado à ciência em questão. A pesquisa evidenciou que no dia a dia das instituições os conceitos são promovidos através de: dinâmicas para aumentar os relacionamentos positivos, apreciação e reconhecimento dos alunos e colaboradores, empatia, ações de voluntariado e alinhamento dos valores da empresa com os conceitos da psicologia positiva.
Concluímos que temos uma predisposição natural para disseminar as emoções positivas, gerar relacionamentos positivos, encontrar sentido em nossas ações, realizarmos as nossas intenções e vivenciarmos situações onde estamos totalmente energizados, gerando um prazer enorme denominado “flow”. Esta predisposição natural, que não é uma prática formal conjuga várias modalidades. Então porque não pensar em descobrir novas combinações que possam disseminar e potencializar os conceitos da Psicologia Positiva relacionados ao bem-estar? A minha sugestão seria compartilhar o conhecimento vendo um filme e observando os conceitos que são apresentados e de que forma.
Como não poderia deixar de comentar recentemente vi o filme em cartaz “Nise – O coração da Loucura” onde o conceito de sentido/significado é potencializado pela luta da Dra. Nise em não desistir dos seus planos em humanizar o manicômio. Dois outros filmes inclusive comentados em outras sessões que foram “Spotlight” ganhador do Oscar deste ano e “Perdidos em Marte” ambos apresentam os conceitos da Psicologia Positiva tais como relacionamento positivo, engajamento e realização que são potencializados no trabalho da equipe do filme “Spotlight” e realização , engajamento e emoções positivas em “Perdidos em Marte”.
Agora é a vez de vocês observarem os conceitos da Psicologia Positiva relacionados ao bem-estar nos próximos filmes que vocês assistirem e compartilhar com a sua equipe de trabalho, família e amigos. E comigo também, claro!
Interesante blog . Aprendo algo con cada web todos los días. Siempre es grato poder disfrutar el contenido de otros bloggers. Desearía usar algo de tu articulo en mi blog, naturalmente dejare un enlace , si me lo permites. Gracias por compartir.