O Rio de Janeiro foi o palco do maior evento esportivo do mundo: as Olimpíadas de 2016. Os Jogos Olímpicos revelaram um grande esforço da cidade para sediar este evento fabuloso. Foi necessário ter perseverança, fôlego, disposição, determinação e capital para ser investido, tendo como objetivo final receber atletas do mundo todo mostrando o melhor naquilo que se propõem a fazer.
Vários filmes já abordam o esporte como tema, mas não somente sobre as Olimpíadas, como também sobre determinados esportes, treinadores, desenvolvimentos de equipes e liderança. Enfim, temas que nos levam a refletir.
Iniciaremos a nossa sessão com o filme “Carruagens de Fogo”-1981. Baseada numa história real, a produção narra a preparação da equipe olímpica de atletismo da Grã-Bretanha para os Jogos Olímpicos de 1924, em Paris. É traçado um paralelo da vida de dois personagens, Eric Liddell e Harold Abrahams, onde a questão da ética, integridade, comprometimento e as reações diante das adversidades são os principais temas apresentados.
Um sucesso de bilheteria que muitos de vocês devem lembrar é o filme “Jamaica Abaixo de Zero”-1993. Baseado em fatos reais, o longa aborda questões como: relacionamentos interpessoais, inteligência emocional, semelhanças e diferenças individuais como fatores de enriquecimento,a transformação de um grupo numa equipe e algumas das ferramentas de liderança como: delegar, motivar e dar e receber feedback. A história também permite uma um olhar para a questão da inovação. Excelentes velocistas de 100 metros que resolvem participar das Olimpíadas de Inverno, na modalidade bobsled, um trenó de neve. Um esporte que é não praticado na Jamaica!
Continuando a nossa trajetória agora com o foco na determinação e perseverança, o filme “Poder Além da Vida”-2006 narra a vida do ginasta Daniel Millman. A história é baseada no livro “O Caminho do Guerreiro Pacífico”, escrito pelo próprio atleta. Dan deseja seguir uma vida de atleta de sucesso buscando participar dos Jogos Olímpicos. Depois de sofrer um acidente e ser desenganado pelos médicos, ele aprende que tudo tem um propósito e cabe a nós encontrá-lo. As experiências mais difíceis, desafiadoras ou emocionalmente complexas na nossa vida de acordo com o ginasta têm um propósito maior.
Agora a nossa reflexão vai para o papel dos treinadores. Eles não somente aplicam os seus conhecimentos técnicos para orientar os atletas, mas também usam ferramentas para que o atleta alcance o equilíbrio emocional necessário para potencializar e atingir os resultados acima da média dos desempenhos anteriores.
Um filme que representa bem este tema é o “Coach Carter-Treino para a Vida”-2005, protagonizado pelo ator Samuel Jackson. Ele aceita ser o técnico de basquete de sua antiga escola e deseja transformar a vida dos garotos da escola através do esporte e a educação. Carter faz com que os garotos comecem a visualizar um mundo diferente. Os jogadores descobrem suas potencialidades contribuindo para o desenvolvimento da autoconfiança e autoestima. Eles passam a entender o que é trabalhar em equipe, ou seja, ajudando uns aos outros. Aprendem a ganhar e a perder sempre respeitando o adversário.
É possível observar que um dos esportes que mais conquistou os cineastas é o boxe. Entre as produções americanas, estão os filmes “Rocky: Um Lutador”-1976, “Touro Indomável”-1980, “Hurricane–O Furacão”-1999, “Ali”-2001, “Menina de Ouro”-2004, “Creed: nascido para Lutar”-2015 e, mais recentemente, o longa brasileiro “Mais Forte que o Mundo–A História de José Aldo”-2016. Todos mostram o árduo treinamento e as dificuldades vividas pelos seus personagens até o confronto final, momento que exige o máximo de superação.
Terminamos esta sessão com foco nos principais valores do espírito olímpico: a amizade, que gera reciprocidade positiva; o respeito, ou seja, o jogo limpo que é a consideração pelo outro; e a excelência, apresentando o melhor naquilo que se propõem.
Até a próxima!