A Sessão Vai Começar – A Confiança

A Sessão Vai Começar – A Confiança

Queria abordar este tema há algum tempo e finalmente no mês passado assistindo o filme “Negação” (Denial) lá estava a questão que eu tanto queria trazer para vocês: A CONFIANÇA. É considerada um dos conceitos mais relevantes no mundo pessoal e organizacional.

O filme “Negação“ é baseado numa história real que conta a luta legal da historiadora Deborah Lipstadt (Rachel Weisz) especializada no holocausto da Segunda Guerra Mundial. Ela teve que se defender perante a corte britânica do seu acusador David Irving (Timothy Spall) também um historiador por ter descrito ele nos seus livros como um “negador do holocausto”.

Através de uma equipe renomada de advogados foi necessário provar que as afirmações feitas em relação ao historiador David Irving não foram invenções e sim fatos baseado na verdade. Para a surpresa de Lipstadt a equipe legal decide que nem ela, nem os sobreviventes ou familiares dos sobreviventes do holocausto testemunharão. Esta estratégia incomoda Lipstadt e ela passa a duvidar se a escolha é adequada. Rampton (Tom Wilkinson), o advogado da equipe que irá defendê-la, numa conversa em particular explica claramente a razão da estratégia e que vai cumprir o compromisso assumido que é o de ganhar a causa. A partir desta conversa é estabelecido um clima de confiança entre Lipstadt e a equipe legal.

Podemos afirmar que toda a relação depende da construção da confiança. Um ótimo exemplo desta questão é abordado no livro “Os 5 Desafios das Equipes” do autor americano Patrick Lencioni. Lencioni é fundador e presidente do ”The Table Group” uma empresa de consultoria gerencial especializada em desenvolvimento de líderes, equipes e saúde empresarial.

Neste livro ele apresenta as cinco disfunções das equipes utilizando o desenho de uma pirâmide. Ele coloca na base da pirâmide a ausência de confiança. As outras quatro começando da base para o topo são: medo do conflito falta de comprometimento, fuga da responsabilidade e falta de foco nos resultados. Logo estas cinco disfunções devem ser evitadas e é claro começando pela base da pirâmide.

No filme “Negação” é possível observar que com a confiança estabelecida, os conflitos passaram a ser gerenciados, a equipe toda estava comprometida, as responsabilidades foram e a atenção estava total no resultado. Gostaria de ressaltar que é um tema amplo com várias outras vertentes que não foram abordadas nesta sessão tais como: como gerar confiança e resultado das equipes que inspiram confiança.

Se tiverem um algum tema comportamental que gostariam de conversar é só mencionar que vamos procurar o filme.

Vou adorar receber a opinião de vocês.

Nos vemos mês que vem!

 

 

 

 

 

 

 

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *