O filme O Primeiro Homem (First Man) conta a admirável história da missão da Nasa (agência espacial norte-americana) de levar o homem à Lua, tendo como personagem central: Neil Armstrong, o primeiro astronauta que pisou em solo lunar. O filme explora o sacrifício de Armstrong e dos Estados Unidos para levar adiante uma das missões mais perigosas da História. Para o próprio Armstrong e, em consequencia, para sua família, essa caminhada foi repleta de dificuldades físicas e emocionais. Ele estava fazendo um trabalho, é claro, mas que poderia matá-lo. Ele sabia disso, sua família sabia disso, seus colegas astronautas também sabiam disso, mas apesar desse risco ele não desistiu.
Graças ao êxito da missão Apolo 11, o homem caminhou na Lua há 49 anos. Ao fim de oito dias, os três astronautas da Apolo 11 (os outros dois que participaram da histórica viagem foram Michael Collins e Edwin “Buzz” Aldrian) retornaram à Terra em segurança. Para que essa meta fosse cumprida podemos dizer que foi necessário provocar um conceito chamado de Positive Desruption (Ruptura Positiva).
A Positive Desruption pode ser vista de várias formas:
- Desafiar o status quo, para se tornar mais produtivo ou proativo no mercado
- Desconsiderar medos e pessimismo, para trazer uma visão ou um novo produto à indústria
- Investir mais plenamente nos colaboradores, para revigorar a força vital da empresa
A Positive Disruption permite uma mudança cultural, pois altera a maneira como pensamos, o nosso comportamento e a forma como fazemos negócios. Essa nova postura transforma o impossível em realidade. Em 20 de julho de 1969, o astronauta Neil Armstrong caminhou na Lua. Sua primeira declaração foi: “Este é um pequeno passo para o homem, mas um salto gigantesco para a humanidade”. O professor da Harvard Business School e fundador da The Clayton Christensen Institute Clayton Christensen, especialista em inovação, diz que uma Ruptura Positiva substitui tecnologias existentes, produtos e serviços por algo novo, mais eficiente e mais acessível. Logo, mais disponível para um maior número de pessoas.
Convido vocês a refletirem sobre as Rupturas Positivas que vocês já vivenciaram e quais foram os resultados.
O filme O Primeiro Homem é um forte candidato a concorrer ao Oscar 2019.
Na próxima sessão, faremos uma retrospectiva dos temas abordados em 2018.