Muito se tem falado sobre a importância de investir no desenvolvimento dos colaboradores para as empresas se manterem competitivas. O diferencial competitivo está associado à capacidade dos profissionais darem respostas inovadoras a um mundo que está se tornando cada vez mais complexo.
As empresas tem priorizado nos últimos cinco anos, principalmente os temas como o desenvolvimento de lideranças e de equipes.
Os programas de desenvolvimento de liderança são, no geral, bem avaliados pelos participantes, mas há dificuldade em se observar os resultados práticos.
A primeira razão é porque o tipo de desenvolvimento esperado das pessoas leva tempo. Ele não acontece na mesma velocidade que a implantação de um novo processo ou de um sistema.
É preciso atentar para o modelo de desenvolvimento adotado nas empresas. Já não é mais suficiente fazer um “diagnóstico” para identificar as necessidades, chegar a um conjunto de cinco a oito pontos e então definir o programa de desenvolvimento. Esse método industrial e analógico não atende mais a um mundo que esta cada vez mais digital. Para quem não começou é imperativo explorar o potencial do aprendizado por meios digitais ao invés de se perpetuar apenas os modelos tradicionais.
Estimular a diversidade do grupo e não incentivar para que todos sejam parecidos.
Em um mundo complexo e incerto, a maioria dos desafios requer capacidades distintas. O sucesso vem da capacidade de aprender a lidar com desafios inéditos. Em vez de criar modelos que ditam o que as pessoas têm que aprender, as empresas precisam facilitar a construção do aprendizado.
As soluções digitais potencializam essa nova realidade, não só por permitir o acesso aos conhecimentos necessários, mas porque permitem criar redes, comunidades entre pessoas que podem compartilhar conhecimentos, ideias e experiências semelhantes.
As empresas têm agora a oportunidade de criar um ambiente de aprendizado, onde pessoas extraordinárias aprendam por meio de suas diferenças para responderem aos desafios. Modelos e tecnologia para isso não faltam.
A Eduvir pode ajudar você a construir essa realidade de desenvolvimento para sua empresa.
Perfeito, Beth! A aposta é exatamente esta, na minha opinião. Respeitar e valorizar cada vez mais a pluralidade interpessoal e usufruir da proximidade e, por que não dizer, do conforto que a diversidade de formas de nos comunicarmos nos oferece hoje. Excelente texto! Obrigada
Excelente abordagem Beth, empresário inteligente vai querer na hora os cursos da eduvir pra atravessar esta crise.