Em primeiro lugar engajar as equipes das empresas adquiridas é essencial para um processo de integração bem-sucedido.
É fundamental que os membros dessas equipes queiram trabalhar nessa nova empresa. E para isso é preciso ter disseminadores da marca e dos valores que atuem pessoalmente junto às lideranças. Mostrar que as fusões e aquisições tem o objetivo de fazer a empresa crescer.
Escolha pessoas apaixonadas pela empresa e que conheçam muito bem os valores corporativos. Essas irão despertar nas outras a vontade de pertencer ao novo grupo.
Para que esse trabalho seja bem sucedido é preciso fazer um diagnóstico que permitirá o conhecimento e futuro alinhamento de processos e pessoas.
Importantíssimo também é estar atento e saber lidar com a expectativa e a insegurança dos novos funcionários. É preciso mostrar para eles que fazem parte da nova empresa e que a mudança pode ser benéfica para seu desenvolvimento profissional. Saber respeitar o momento e a possibilidade de adaptação de cada um.
Superado o medo, os novos funcionários demonstrarão o desejo de contribuir e de fazer parte do novo negócio, e boa parte do desafio já estará superado.