Cultura e engajamento são questões essenciais nas empresas. Um grande número de empresas cita a cultura e o engajamento como um de seus principais desafios.
Ao focar a questão do engajamento através da cultura que a sua empresa estabelece é possível melhorar os índices de performance, retenção e resultados.
A pergunta seria por onde podemos começar. Abaixo seguem algumas reflexões:
• Engajamento começa no topo ou seja na liderança. É necessário envolver as pessoas e deve ser uma prioridade corporativa modernizar o processo da avaliação de engajamento em toda a empresa. Reforçar esta questão nas lideranças é comprender que a retenção dos colaboradores experientes e talentosos é a prioridade número um.
• Implementar uma pesquisa de engajamento para avaliar a cultura organizacional, utilizando modelos ou ferramentas onde é possível melhor entender os pontos fortes, os que precisam ser aperfeiçoados e os inadequados e como realmente os colaboradores se sentem.
• Simplificar –“ É assim que sempre fizemos” é uma receita para possíveis incidentes não desejáveis. Pense nas suas tarefas diárias. Você pode eliminar qualquer uma delas? São todas necessárias para chegar ao resultado final? Existe uma maneira melhor de fazê-las? Será que todos precisam ser envolvidos ? Existe tecnologia para ajudá-lo a fazer o trabalho? Pensar a longo prazo sobre os benefícios como um trabalho mais simplificado pode trazer mais eficácia e satisfação é fundamental.
• Focar na liderança para poder ajudar os colaboradores a entenderem o significado da sua atividade reforçando a importância do feedback e da liderança transparente.
Fonte :Deloitte University Press traduzido e adaptado por Gilda Palhares.