Sempre que estamos preocupados com algo, seja com nossa saúde física, com algum relacionamento, com nossa situação financeira, com dilemas no trabalho, com nossos filhos, etc., é comum focarmos no negativo, ou seja, no que não queremos que aconteça!
Isso ocorre porque nossa mente presta mais atenção no negativo do que no positivo. Se tivermos nove acontecimentos positivos no nosso dia e somente um acontecimento negativo, de qual você vai se lembrar mais?
Pesquisadores acreditam que a capacidade de enfatizar o negativo é resultado de um fenômeno evolutivo. Desde nossos primórdios, estar consciente e evitar o perigo têm sido uma habilidade fundamental para a sobrevivência do ser humano. O psicólogo e cientista Dr. Rick Hanson diz que nossos cérebros são “Velcro para a negatividade e Teflon para a positividade”. O que ocorre é que nossas preocupações, infelizmente, aderem nas nossas mentes muito mais do que nossas experiências positivas.
Eu vejo esse fenômeno acontecendo diariamente com meus clientes de Coaching, com as pessoas ao meu redor, e às vezes comigo mesma. O importante é que, com uma prática simples, podemos reverter essa negatividade.
Um dos meus clientes (coachee) queria ser promovido no trabalho, mas não sabia se seria capaz de exercer bem as novas funções. Ele já tinha pleiteado a promoção uma vez, sem êxito, então, naturalmente, estava com receio de tentar novamente.
Em uma das nossas sessões, eu pedi para ele fazer o seguinte exercício: escrever todo e qualquer pensamento que o estava incomodando – pensamentos negativos – com relação à tão desejada promoção, começando com: E se…
A lista dele ficou mais ou menos assim:
- E se eu aplicar para a promoção novamente, mas não for aceito?
- E se eu for aceito, mas não conseguir exercer bem as minhas funções?
- E se eu não “der conta” do trabalho?
- E se as pessoas me julgarem por isso?
- E se eu ficar estressado com o novo cargo?
- E se eu acabar saindo do meu equilíbrio?
- E se eu perder o emprego por estar fazendo algo além das minhas habilidades?
Depois que ele tomou consciência de todos os pensamentos negativos que estava tendo, eu pedi para ele fazer outra lista supondo que tudo daria certo.
A nova lista ficou assim:
- E se eu aplicar para o novo cargo, e for aceito?
- E se eu me der super bem no novo cargo?
- E se eu conseguir me organizar para fazer tudo o que preciso?
- E se eu tiver ajudantes eficientes, que facilitem o meu trabalho?
- E se eu me surpreender comigo mesmo?
- E se a minha capacidade for muito além do que eu imagino?
- E se eu conseguir me manter equilibrado emocionalmente?
- E se essa promoção me trouxer muitas surpresas agradáveis?
- E se o Universo estiver conspirando ao meu favor?
- E se, no final, tudo der certo?
Que mudança! Esse exercício é muito simples, mas muito poderoso! Ele transforma nossa energia rapidamente. Com uma energia mais positiva, ficamos mais leves de corpo e alma e abrimos espaço para a criatividade fluir e para encontrarmos soluções para nossos problemas. É possível sentirmos a tensão amenizando no nosso corpo no momento em que mudamos nosso foco.
A verdade é que temos a tendência de fazer suposições negativas – como no “Velcro para a negatividade” – sem nem sabermos qual vai ser o resultado final da questão.
Se não sabemos com certeza se vamos “falhar” ou se vai dar “tudo errado” – e é impossível sabermos com segurança – qual é a vantagem de antecipar ou sofrer por algo negativo que pode nem mesmo vir a acontecer? Você já percebeu que a maioria das nossas expectativas e previsões negativas nunca acontece?
Da próxima vez que você estiver preocupado com algo, identifique os seus pensamentos negativos, como foi feito no caso acima, e transforme-os para possibilidades positivas – E se, no final, tudo der certo?!
Assim você vai agir em direção aos seus objetivos com mais confiança e otimismo, e terá mais chances de alcançar o que deseja.
Aguardo seus comentários!
Importantíssimo esse texto Cris, adorei. Às vezes nos deixamos levar pelos problemas, nos contaminamos com o entorno e esquecemos do tanto que podemos fazer. Focar na positividade é fundamental para se realizar e ser feliz. Parabéns!
É isso mesmo, Beth! Fico feliz que você gostou! Bjs
Vou praticar esse exercício, acho que vai me ajudar bastante, obrigada!
Que bom Maria Teresa! Fico feliz em ajudar!
Muito bom Cris ! Até conversamos sobre isso lembra ? Adoro suas dicas pra me tornar mais positiva e menos ansiosa! Muito obrigada! Beijo
Me lembro sim Marcia! Fico feliz que você aproveita as minhas dicas! Beijos
Adorei o texto Cris, pensamento positivo sempre atrai coisas positivas.
Parabéns pelo artigo.
Obrigada Rosana!
Sou sempre muito otimista;se outra pessoa palpita nos meus planos de mudança com a frase negativa :- “e se der errado”? Eu relato imediatamente com a seguinte resposta :- “e se der certo…?”. Pq para mim a vida é como uma moeda:tem os dois lados e se quero vencer preciso ser otimista e pensar positivamente !!! ( já aconteceu comigo e deu certo essa atitude ).
Que ótimo Ana Maria! Gostei!
É isso aí, Cris, você está ensinando os efeitos da Lei, para um dia, talvez, ensinar as causas. Parabens
Obrigada tio! Beijos
Adorei o texto!! Realmente o medo e a negatividade nos seguram ao ponto de bloquear qualquer tipo de tentativa. Achei ótimo o exercício!! Porque não tentarmos pensar que no final vai dar tudo certo. Vou tentar…….
Que bom Alexandra! Depois me conte como foi. Beijos
Muito legal Cris. É isto mesmo ! Quando quero conquistar alguma coisa, tento imaginar que ja estou fazendo o desejado. Ja vendo a coisa realizada traz energias positivas e ajuda muito a conquistarmos o que queremos.
Que ótimo Ana Paula! Visualizar o que queremos alcançar também ajuda muito! Beijos
O mais incrível é que, durante a leitura desse texto curto, minha disposição mudou. Passaram imagens de êxito no meu pensamento.
Muito bom, Cris.
Vou correr fazer minha lista!
Oi Cris, já comecei a fazer esse exercício e realmente as coisas acontecem a nosso favor e o pensamento positivo ajuda a conquistarmos e realizarmos nossos desejos, além de vivermos uma vida mais tranquila e feliz. Obrigada pela dica!!!
Parabens, Cris, você está no caminho certo!
“Tudo parte de mim e a mim retorna” é realmente a lei que rege o fenômeno, ou seja, a manifestação, ou, em outras palavras, aquilo que chamam de matéria.
Controlar a mente é realmente um passo importante.
Só não podemos pensar que é tudo, porque não é.
Parabens outra vez
Adorei Chris! E isso mesmo! Agora tenho que ler esse texto diariamente! Ate ficar automatico!