Quando você ouve a palavra “meliorismo”, o que vem à mente?
Existem muitos -ismos no mundo. O que distingue o meliorismo de coisas como pessimismo, otimismo, humanismo e pluralismo? Quem influenciou nosso pensamento nessas áreas?
Meliorismo, se é global ou social é o foco deste post. Antes de começarmos, vamos ver a definição de meliorismo.
A filosofia por trás do Meliorismo
Um meliorista, um pessimista e um otimista estão jantando. Um garçom se aproxima da mesa perguntando se está tudo bem. O pessimista pede outra cerveja quando o copo está meio vazio. O otimista faz o pedido quando está meio cheio. O meliorista termina a bebida, antes de decidir comprar outra cerveja. O garçom vai voltar.
O pessimismo e o otimismo pressupõem que o progresso ou declínio é “inevitável”. Koopman (2006) afirma que o foco do meliorismo é fazer melhorias mais rápidas evitando possíveis declínios.
Meliorismo é parte esperança parte realidade, e focando no futuro. Essa perspectiva permite ver o que está acontecendo, avaliá-la através dos prós e contras e depois agir. As ações tomadas estão sempre a serviço de tornar a vida melhor para os membros da sociedade.
Um olhar sobre o Meliorismo Social
Os melioristas sociais acreditam em melhorias além das que ocorrem naturalmente. Eles acreditam que as pessoas podem influenciar processos e criar mudanças que beneficiam muitos. Esses indivíduos vêem o mundo como está com todos os seus problemas e dizem: “a mudança é possível!” Eles buscam resolver os males do mundo, seja curando uma doença, limpando o oceano ou melhorando a educação.
Os melioristas sociais tendem a se preocupar com vários – ísis da sociedade. Eles incluem: racismo, sexismo, classismo, capacitação, anti-semitismo, ageísmo e heterossexismo.
Você pode ser um meliorista social se:
- Você acredita em melhorar a sociedade para todos.
- Você acredita na capacidade de uma pessoa mudar ou melhorar o mundo por meio do esforço.
Caso você esteja em dúvida sobre os aspectos positivos do meliorismo, considere ouvir os palestrantes abaixo citados no http://www.tedxtamu.com : Melhorism 2018.
Anthony Hermes discute a importância de reconhecer os outros e motivá-los. Ele enfatiza como fazer algo tão simples como sorrir para alguém.
Shayla Rivera nos lembra que somos todos gênios. Se queremos mudar o nosso mundo, então temos que começar por nós mesmos. Ela pergunta: “Você está deixando algo para trás de propósito ou está apenas deixando algo para trás?”
Regina Rowley em “Eu sou inestimável”, Regina Rowley lança luz sobre como gerenciar e sobreviver ao impacto do trauma. Suas experiências a levaram a fundar a IAm-Priceless.org para equipar e capacitar as mulheres em sua jornada.
Dustin Kemp compartilha o que acontece quando você decide terminar o que você começa. Pode demorar um pouco, mas com as pessoas certas você pode.
Peter Han como a Inteligência Artificial afetará a educação? O que precisamos fazer para acompanhar o aprendizado com as máquinas? Como os estudantes podem competir com o software? Estas são as questões colocadas por Peter Han em sua palestra “Escola de cabeça para baixo”. Ele afirma que precisamos aprender e desaprender à medida que a AI se desenvolve. Como nossas habilidades se tornam menos necessárias p precisamos ficar um passo à frente da AI.
Se você é um meliorista ou não a pergunta que fica é:
COMO VOCÊ VAI MELHORAR SEU MUNDO HOJE?
Fonte:Trechos extraido e traduzido do texto “ O que é Meliorismo? de Kori Ioves, publicado no site https://positivepsychologyprogram.com/