Potencializando as nossas forças

Potencializando as nossas forças

Sabemos que as medidas de quarentena adotadas são essenciais para a saúde. Assim, por que não potencializar nossas virtudes e forças de caráter, neste momento?

Há algum tempo conversamos sobre as virtudes e forças de caráter. O estudo é dos autores Dr. Christopher Peterson, professor e pesquisador na área da psicologia na Universidade de Michigan e Dr. Martin Seligman, psicólogo e pioneiro no campo da Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvânia no livro “Character Strengths and Virtues: A Handbook and Classification”.

Segundo os autores, as virtudes são as características centrais valorizadas pelos filósofos, pensadores e religiosos e as forças do caráter são os ingredientes psicológicos – processos ou mecanismos – que definem as virtudes. São seis virtudes subdivididas em vinte e quatro características humanas positivas (forças do caráter) conforme quadro abaixo:

 

VIRTUDES E FORÇAS DE CARÁTER

Humanidade

Coragem

Temperança

Amor

Bravura Perdão e Compaixão
Bondade Persistência Humildade
Inteligência Emocional Integridade Prudência
Vitalidade

Autorregulação

Sabedoria e Conhecimento

Justiça

Transcedência

Abertura de Espírito Cidadania Gratidão
Amor ao Aprendizado Imparcialidade Humor
Perspectiva Liderança Esperança
Curiosidade Espiritualidade
Criatividade Apreciação da Beleza e Excelência

Todos nós temos as vinte e quatro forças acima descritas e, de acordo com o trabalho do Peterson & Seligman, algumas mais acentuadas que as outras. Logo, é necessário aproveitar esses pontos fortes para fortalecer a nós mesmos e também as pessoas ao nosso redor.

Podemos usar as forças de amor e bondade para manter contato com as pessoas. Ouvir uma voz e ver um rosto mesmo que seja numa tela gera emoções positivas ampliando o bem-estar para todos.

Explore a força do humor. Ela contribui para uma série de benefícios relacionados à saúde física e mental.

Com a força da curiosidade aprendemos coisas novas e até adquirimos um novo hobby. Pesquisas mostram que conhecer algo novo é uma maneira eficaz para gerenciar o estresse.

Recorrendo à força da criatividade, pode-se pensar em alternativas para solucionar questões e abrir outros caminhos.

Use a força da persistência para manter o seu corpo em forma, fazendo uma atividade física adaptada à quarentena e aliada à alimentação saudável.

Pense na gratidão e nos momentos em que mais utiliza esta força. Anote, se possível diariamente, quando usou e depois de uma semana leia as sua anotações.

Foque na força da esperança, pois agora é o momento de acreditar que o vírus se tornará razoavelmente contido e o tratamento e imunização contra a doença virá em algum momento próximo.

Caso queira conhecer quais são as suas forças mais acentuadas, a Pesquisa VIA encontra-se disponível gratuitamente no site www.viacharacter.org/www/Character-Strengths-Survey, de forma que adultos e jovens, no mundo inteiro, descubram o que há de melhor em si mesmos.

Cuidem-se e até o próximo encontro!

 

 

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *