A importância de encerrar – Fechar janelas para abrir portas

A importância de encerrar – Fechar janelas para abrir portas

Ao desejar feliz ano novo, faço questão de incluir às “boas entradas”, as “boas saídas”. Venho percebendo como é importante fechar o que está em aberto, para começar algo novo.

E, estando no meio do ano, vale a reflexão sobre nosso planejamento anual, avaliando o andamento dos projetos e planos.

Em 2003, ouvi uma palestra do headhunter Luiz Carlos Cabrera na qual ele falava para executivos sobre a importância de fechar os ciclos. Um MBA que não tinha sido terminado, um curso que ainda estava pendente… Dizia ele que essas incompletudes ficavam no nosso cérebro, “piscando” e drenando energia.

Quando fiz a formação em Life Coaching no ICI – Integrated Coaching Institute, aprendi sobre os “ralos de energia”. O que são? As coisas incompletas na nossa vida e que drenam energia dos nossos pensamentos e da nossa capacidade de realizar e focar no que realmente queremos. Outra vez, a referência ao desperdício de energia.

Encontrei a explicação ao ler sobre a ânsia pela “conclusão cognitiva” explorada por Robert Cialdini. Ele afirma que nosso foco cognitivo fica “preso” e retorna sistematicamente às tarefas incompletas, problemas não resolvidos e metas não alcançadas.

Pare um momento e liste o que está incompleto na sua vida. Decida o que você quer continuar e o que você quer eliminar dos seus pensamentos. Se é um curso incompleto, decida se vai continuar ou não. Se vai continuar, planeje sua vida para que isso aconteça. Se não vai continuar, decida-se, diga para si mesmo que não vai prosseguir e libere-se dessa pendência.

Uma forma concreta de fazer isso, pode ser escrever a lista das suas pendências e queimar… isso mesmo, queime e libere sua energia para os projetos que hoje fazem sentido para você.

 

Fonte:

Pré-Suasão. Robert Cialdini. Editora Sextante. 2017

4 Comments

  1. Entendo bem esta questão… por décadas ficava avaliando se voltava, ou não, à minha pesquisa de doutorado em energia solar! Até que no ano passado vi aquilo que pesquisava, construído e funcionando. A sensação foi de felicidade! Afinal aquele projeto teórico do Mestrado tinha se transformado em realidade… e olhando para meu momento atual vejo como ele se relaciona com minhas pesquisas atuais… solares no sentido espiritual!!!
    Excelente reflexão, amiga!!

    Reply
  2. Texto muito interessante

    Reply
  3. Adorei – parabéns ! Eu fechei um ciclo hoje – pré férias. Tudo a ver ler hoje – minha energia estava esgotando, fiz a mala, relaxei e te li- obrigada !

    Reply
  4. Muito legal o texto para nossa reflexão. Contudo, requer um esforço para colocação em prática a postura recomendada. É necessário priorizá-la.

    Reply

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *