GAIA: uma possibilidade para encarar esses tempos

GAIA: uma possibilidade para encarar esses tempos

Estamos todos buscando nos adaptar ao novo estado de coisas: saúde física (limpeza das mãos, dos objetos etc), saúde mental (meditação, contato virtual com a família e amigos), produtividade (aprendendo a lidar com o home office). Tudo ao mesmo tempo. Haja controle de estresse para lidar com tantas mudanças.

No meio disso tudo, surge o convite-chamado para a Jornada GAIA (Global Activation of Intention and Action, em português, Ativação Global de Intenção e Ação). Na mitologia grega, Gaia era a personificação da Terra, uma das divindades primordiais.

Essa iniciativa surgiu no Presencing Institute, liderada por Otto Scharmer, mais conhecido pelo desenvolvimento da Teoria U em sua tese de pós-doutorado. E, as bases que levaram Otto Scharmer e seus colegas a proporem a Jornada podem ser encontradas no artigo (link a seguir), com tradução disponível em português:

https://medium.com/presencing-institute-blog/eight-emerging-lessons-from-coronavirus-to-climate-action-683c39c10e8b

Segundo os autores é chegada a hora de fazer uma pausa, perceber, conectar e, portanto, agir em conjunto. Podemos escolher entre 2 posicionamentos: a curva do Ausenciamento (estar ausente + preso ao passado) ou a curva do Presencing (estar presente + conectado ao que deseja emergir).

Na curva do Presencing, representada pela letra U em formato aberto para cima, atuamos com 3 perspectivas: mente aberta (suspendendo o julgamento), coração aberto (renunciando ao cinismo) e vontade aberta (libertando-nos do medo). As três qualidades que nos levam nessa direção de abertura são as seguintes: curiosidade (na mente), compaixão (no coração) e a coragem (na vontade).

Se estivermos no modo Ausenciamento (em inglês, Absencing), a letra U em formato invertido, atuaremos no sentido do fechamento: mente fechada (ignorância), coração fechado (ódio) e vontade fechada (medo).

Podemos sempre escolher em que modo queremos viver. E para acompanhar essa escolha, Otto nos propõe 3 perguntas para um journaling (processo de reflexão usando caneta/lápis para escrever as respostas em papel):

  1. O que eu estou sendo chamado(a) a deixar ir (let go)?
  2. O que estou percebendo sobre meu estado interior?
  3. O que está começando a emergir agora?

Desafios complexos nos pedem outras formas de ação, em conjunto.

Para quem se interessar em embarcar na Jornada Gaia, ainda acontecerão alguns encontros online (gratuitos) ao longo das próximas semanas e os tickets podem ser reservados no link a seguir:

https://www.eventbrite.com/e/gaia-global-activation-of-intention-and-action-tickets-100263747568

 

Fontes:

https://www.presencing.org/gaia

https://medium.com/presencing-institute-blog/eight-emerging-lessons-from-coronavirus-to-climate-action-683c39c10e8b

http://book.ottoscharmer.com/

Liderar a partir do futuro que emerge. Otto Scharmer e Katrin Kaufer. Ed. Campus.

 

2 Comments

  1. Um texto que nos faz refletir sobre o momento atual, com um convite ao futuro que queremos criar! Gratidão pelo presente Ângela!

    Reply
  2. Uma oportunidade para observar e sacudir as penas, deixar ir as que não me servem mais, observar o que está nascendo para sair do ancoradouro e alçar voo em busca de novos caminhos…

    Reply

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *